Fim do período noturno no Atheneu revolta professores

Professores se reuniram com o promotor Fausto Vallois
Professores do período noturno do colégio Atheneu Sergipense estão revoltados com a forma como foram dispensados da unidade de ensino pela Secretaria de Estado da Educação (SEED). Isso porque as aulas deste turno foram suspensas e os educadores, a maioria com mais de 20 anos ensinando no colégio, devolvidos à Diretoria de Educação de Aracaju (DEA).

Como o ano letivo já começou e não há muitas vagas disponíveis nas escolas da rede estadual em Aracaju, os profissionais estão preocupados com o que o futuro lhes reserva. Alguns têm medo de serem locados em uma escola muito distante, outros temem ter que dar aula em quatro ou cinco escolas diferentes para fechar a carga horária de trabalho.

Membro da diretoria executiva do Sintese explica situação ao promotor

Por isso boa parte desta classe de professores que se sentem ameaçados à beira da aposentadoria procuraram o Ministério Público Estadual (MPE) na manhã desta terça-feira, 3, para que o promotor Luís Fausto Vallois pudesse interceder nesta situação. Os educadores conseguiram agendar uma audiência pública com representantes da SEED no próximo dia 19.

Revoltadas

Para a professora Edina Barreto, que há 30 anos ensina no colégio Atheneu e está prestes a se aposentar, a maneira como ocorrer o aviso de dispensa foi o que mais a machucou. “Uma pessoa da diretoria ligou para minha casa na segunda-feira comunicando que havia um ‘papel’ para pegar, pois eu estava sendo devolvido ao DEA”, relembra.

O mesmo aviso recebeu a professora Josenaide Magalhães que, ainda com algum tempo pela frente antes da aposentadoria, está preocupada com seu futuro. “Na minha disciplina, por exemplo, que é História, creio que nem há vagas mais, pois o ano letivo já começou. E agora, como fica minha situação? Depois de 24 anos de trabalho será que virarei uma ‘professora taxista’?”, compara.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese) está acompanhando o caso.  

Por Glauco Vinícius

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais