Fique atento na hora de escolher a melhor faculdade

0

Está difícil escolher uma boa faculdade? Para não entrar numa fria, é importante tomar cuidado com falsas promessas e conhecer bem as instituições. Confira alguns dos pontos que devem ser levados em consideração antes de optar por uma delas. Saiba que toda escola é obrigada a te dar todas as informações que sejam do seu interesse antes da matrícula.   

– é importante confirmar a titulação dos professores. Quanto mais mestres e doutores houver, melhor. Também é bom verificar se eles se dedicam à produção científica.

– os professores que dão aula no curso têm pós-graduação? Em caso positivo, isso significa que eles estão atentos aos últimos conhecimentos da área.

– é essencial ver se a escola possui bibliotecas e laboratórios atualizados. Mas somente isso não significa uma boa qualidade de ensino. Muitas faculdades capricham no enfoque prático e nos equipamentos, mas não dão aos alunos uma boa base cultural, cada vez mais exigida. – atribua pontos positivos aos cursos que tiverem convênio com outras universidades, sobretudo no exterior, ou com empresas do ra­mo. Isso significa que, no futuro, você terá chance de estágio, possi­velmente até de emprego.

– cuidado tanto com as faculda­des com ótimo corpo docente, mas instalações obsoletas – o que é co­mum nas universidades públicas -, quanto com aquelas que contam com equipamentos de última gera­ção e professores de pouca titula­ção, caso frequente nas particulares

– olho nos cursos da moda, co­mo turismo e comércio exterior. Muito procurados, eles proliferam sem que haja número suficiente de bons docentes para ensinar em to­dos eles.

– descubra se a faculdade inves­te em pesquisa ou oferece bolsas de iniciação científica de órgãos ofi­ciais de fomento à pesquisa, como o CNPq e a Fapesp. Se a resposta for sim, ponto para ela

– nos cursos de letras, tradução e secretariado, é básico verificar se os formados saem com fluência na língua estrangeira que escolheram.

Fonte: Guia Abril do Estudante

Comentários