![]() |
Estudantes participam do Fórum (Foto: Portal Infonet) |
O Fórum Estadual de Educação Ambiental reuniu na manhã desta terça-feira, 11, na Sociedade Semear professores, estudantes e a comunidade. O objetivo é discutir a Política Estadual de Educação Ambiental (PEAA).
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Genival Nunes, destacou que o analfabetismo ambiental ainda é muito grande, mesmo entre as pessoas com formação. “ Muitos com formação superior ainda não entendem a relação do meio ambiente com a vida, pois a consciência já está cristalizada e se comportam de forma sistemática”, afirma.
A Política Estadual de Educação Ambiental (PEAA) ainda está sendo analisada. Segundo Genival Nunes, a meta é atingir todos os setores. “ Na construção civil, por exemplo, é preciso se pensar em construções mais ecológicas para preserva o meio ambiente”, destaca. Outra proposta da PEAA é criar grupos de discussões para a questão ambiental seja discutida nas escolas e na comunidade.
A minuta sobre o processo de construção da PEAA foi trabalhada de julho a dezembro desse ano, totalizando 13 audiências. As reuniões contaram com a aprticipação da comunidade, organizações não governamentais e instituições públicas na esfera municipal, estadual e federal.
Escolas
![]() |
O evento discuti a importância da Educação Ambiental |
A estudante Andreza Nazaré Ferreira mora em Nossa Senhora da Glória, distante 126 quilômetros de Aracaju, e fez questão de participar do Fórum de Educação Ambiental. “ A gente já trabalha com alguns projetos na minha escola sobre esse tema, inclusive ganhamos um prêmio da Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe), que aconteceu em outubro, com um poema que apresentamos”.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação da Diversidade e Cidadania (Nedic), Conceição Cruz, desde 2007 a Secretaria de Estado da Educação (Seed) vem realizando um diagnóstico sobre as ações de educação ambiental que estão sendo desenvolvidas nas escolas. “O maior desafio é envolver os professores de todas as áreas, pois muitos ainda não se sentem responsáveis e pensam que o assunto é da área de Biologia, Ciências ou Geografia” Explica.
Para 2013 a expectativa é que vários projetos sejam realizados nas escolas estaduais em parceria com a comunidade. Um
![]() |
Secretário afirma que o analfabetismo ambiental ainda é muito grande |
dos projetos é o uso das sacolas recicláveis. “O projeto incentiva os estudantes a praticarem os três Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Depois de trabalhar com as sacolas ecológicas nas escolas vamos levar a ideia à comunidade”, conta Conceição.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B