Fórum estadual discute sobre trabalho infantil em SE

Danival conta que meta é erradicar trabalho infantil até 2020 (Fotos: Portal Infonet)

Aproximadamente 50 mil crianças estão trabalhando no estado. Esse é o dado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), fornecida em 2013, e informada pelo coordenador geral do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti), Danival Falcão. E com o objetivo de discutir meios para prevenir e erradicar o trabalho infanto-juvenil em Sergipe, acontece nesta quarta-feira, 12, a quarta e última assembleia geral de 2014 do Fepeti, que também debate sobre a proteção ao trabalhador adolescente.

O objetivo do evento é dialogar junto com o governo e a sociedade as questões relativas às políticas públicas destinadas a promover trabalhos de prevenção e erradicação do trabalho infanto-juvenil. Na ocasião, marcam presença os membros dos conselhos tutelares, da educação, saúde, direitos humanos, inclusão social e outros órgãos e instituições representativas marcam presença.

De acordo com Danival Falcão, no encontro anterior a discussão girou em torno da atuação do governo e da sociedade com relação aos trabalhos de prevenção e erradicação do trabalho e nesta quarta, a ideia é mostrar exemplos de experiências consideradas exitosas nos municípios sergipanos.

O coordenador do fórum conta que, não só as condições socioeconômicas como as culturais influenciam no trabalho infantil. Ele comenta que é preciso um trabalho entre diversos âmbitos e inter-setorial para que os dados sejam reduzidos em Sergipe.

“Vamos planejar e ver onde avançamos e também onde é necessário melhorar. Observamos uma redução em alguns municípios, mas precisamos continuar a atuação em outros. Além disso, queremos erradicar as piores práticas de trabalho até 2016 e, até 2020, erradicar o trabalho infantil”, relata Danival Falcão, acrescentando que a educação é a chave de tudo.

Selma destaca que a manutenção das crianças na escola é importante

Para a coordenadora da Secretaria Estadual da Educação (Seed) e coordenadora pedagógica da escola superior do Ministério Público Estadual (MPE), Selma Siqueira, o importante não é só colocar as crianças na escola, é manter também esses meninos no ambiente educacional. Por isso foi criado um programa que acompanha a frequência escolar, na qual são visualizados as razões para evasão escolar e como esse fato pode ser contornado.

Fórum

As discussões do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente de Sergipe (FEPETI) acontece até às 13h desta quarta. O evento acontece na Sociedade Semear. Na ocasião, segundo Falcão, é realizada a filiação de pessoas físicas e jurídicas que querem atuar com base na proposta do fórum.

Por Monique Garcez

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais