A gestão do conhecimento como um grande diferencial para as empresas é uma necessidade mercadológica paradoxalmente ainda distante do comércio e da indústria brasileiros. Em Sergipe essa distância começa a ser dirimida graças ao Unit In-Company, iniciativa da Universidade Tiradentes em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas do Estado – CDL.
Inicialmente voltado para a capacitação de empresários e pessoas ligadas ao varejo, este programa caminha para expandir suas áreas de atuação. Um dos passos importantes foi a criação do Fórum Permanente de Inovação Comercial de Sergipe – Fopic –, que trouxe a Aracaju na noite nesta quinta-feira, 21, a professora Maria Vitória Vieira Gomide, especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho, para falar justamente sobre esse capital intelectual tão imprescindível ao crescimento econômico, porém, ainda subestimando por empresas despreparadas. Transmitida simultaneamene, a palestra fez com que estudantes, empresários e profissionais ligados ao comércio e indústria lotassem os auditórios Padre Melo e Padre Arnóbio, no Campus Aracaju Farolândia.
“Muito mais até do que a questão do capital financeiro, o conhecimento hoje é, sem dúvida, o ponto de partida e de continuidade para as empresas de sucesso. As empresas ainda resistem um pouco à similar idéia do capital intelectual porque a gente vem de uma história de gestão em que o valor econômico tinha um peso muito grande, mas, desde 2004, muitas organizações vêm despertando para isso, abrindo parcerias com instituições de ensino e fazendo dos próprios ambientes de trabalho espaços de aprendizagem”, garante a professora Gomide.
Na vanguarda do ensino superior brasileiro, a Universidade Tiradentes transcende o papel meramente acadêmico e assume parceria com a CDL para a qualificação profissional em Sergipe, o que acarretará melhor formação do cidadão e crescimento das cidades. “Com a competição global que nós temos hoje, quem não estiver altamente qualificado não vai suportar a concorrência do mercado. Qualquer empresa que queira fornecer produtos e oferecer serviços tem que estar habilitada para contribuir com instituições de qualquer parte do país ou atém mesmo do exterior. Para isso, precisa de pessoas altamente qualificadas, desde a primeira abordagem até a oferta do produto. Isso é o que o Unit In-Company pretende promover”, afirma o professor Jouberto Uchôa de Mendonça, reitor da Unit, durante abertura do Fopic.
O professor Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior, pró-reitor administrativo da Unit, efatiza a importância do Fórum Permanente de Inovação Comercial de Sergipe. “O intuito é que o Fopic represente uma articulação constante entre a universidade e o setor produtivo. Essa articulação com as empresas é fundamental para a consolidação do Unit In-Company, projeto que visa à promoção de cursos de capacitação, de 20, 30, 40 horas, para as pessoas que atuam nessa área. Então é uma oportunidade muito boa para estarmos trocando informações e conhecendo as necessidades do setor”, avalia. Auditório repleto (Fotos:divulgação/ Marcelo Freitas)
Em sua segunda conferência, o Fopic reuniu um público numeroso e heterogêneo. Egresso de Publicidade e Propaganda da Unit, Gabriel Magalhães veio ao fórum buscar novos conhecimentos para aplicar na TV Cidade, onde trabalha na área comercial. “Nós lidamos sempre com comerciantes e empresários, e por isso precisamos estar antenados e interessados nas novidades que estão acontecendo”, justifica.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B