O pequeno José Aparecido Vieira vai comemorar o aniversário de 10 anos de uma forma bem diferente. Morador do povoado Fazendinha, em Ribeirópolis, distante 75 km de Aracaju, o garoto foi o vencedor da categoria B do Concurso de Redação para Pessoas com Hemofilia, promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Federação Brasileira de Hemofilia e a Universidade Federal de Minas Gerais.
Na redação de 10 linhas e escrita à mão, José Aparecido explorou o tema “A paz no mundo começa em mim…”. No texto, colocou que “o mundo tem dois lados, o ruim e o bom, por isso existe Deus… O mundo pede paz, mas o lado ruim não dá…” e encerrou dizendo que a “… esperança é a última que morre”.
Diagnosticado com hemofilia do tipo A, há três anos José Aparecido é assistido pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), onde recebe o fator VIII. No dia 30 deste mês, ele completa 10 anos de idade e viaja junto com a mãe, Maria de Lourdes dos Santos Vieira, no dia 14 de abril para Brasília, onde receberá a premiação. A solenidade de entrega acontecerá no dia seguinte.
De acordo com o superintendente do Hemose, Gustavo Filho, o hemocentro cuidará do transporte de José Aparecido e da mãe, do povoado onde residem até o aeroporto e também no retorno de Brasília, previsto para o dia 16.
Concurso
Realizado pelo terceiro ano consecutivo, o concurso visa comemorar o Dia Mundial da Hemofilia, celebrado em 17 de abril. As primeiras 12 redações selecionadas serão utilizadas para ilustrar a agenda 2011 do concurso. O evento tem ainda como objetivos a valorização das pessoas com hemofilia, o incentivo à capacidade criativa e a interação dos pacientes com os centros onde são tratados. Em Sergipe, o Hemose tem atualmente 110 hemofílicos cadastrados. Deste total, 98 são homens e 12 são mulheres.
Fonte: Ascom/FSPH
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B