Gestores de escolas recebem orientações sobre o Livro Didático

Nesta quinta-feira, 12, o encontro foi em Itabaiana (Foto: Eugênio Barreto)

Com a finalidade de oferecer às equipes gestoras das unidades de ensino orientações sobre a gestão do livro didático, a Divisão de Material, Ensino Aprendizagem (Dismea), da Secretaria de Estado da Educação (Seed), vem cumprindo uma agenda de reuniões nas Diretorias Regionais de Educação.

Nesta quinta-feira, 12, o encontro foi em Itabaiana, sede da DRE-3, e contou com a presença de diretores de escolas e representantes das Secretarias Municipais de Educação. Coordenada pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), a Dismea vem realizando esse trabalho de orientação e pretende passar por todas as DREs.

De acordo com o coordenador da Dismea, Marcos Vinícius Melo dos Anjos, a ação visa se antecipar ao período da escolha do livro didático (PNLD 2019) para os anos iniciais do ensino fundamental, para dar o suporte na compreensão das novas ferramentas inseridas no site do PDDE Interativo, que serão utilizadas para o registro on-line.

Durante as reuniões estão sendo passadas informações sobre os processos de remanejamento e reserva técnica, escolha do Livro Didático, entre outras orientações. “Estamos tirando as dúvidas deles e falando sobre os cuidados com o Livro Didático, a entrega aos estudantes, o recolhimento do livro no final do ano, além da campanha para que os estudantes cuidem dos livros e orientações para que os gestores deem atenção às sobras, para que sejam remanejadas para outras escolas”, afirmou.

Sistema de Remanejamento

Além dos diretores de escolas, estão participando também representantes das gestões municipais. Segundo Marcos Vinícius, isso é fundamental para que funcione bem o sistema de remanejamento dos livros. “É objetivo nosso também reafirmar a necessidade da articulação e parceria entre as unidades de ensino das três redes públicas (estadual, municipal e federal) no processo do remanejamento. O funcionamento do Sistema de Remanejamento depende da contribuição de todas as unidades de ensino participantes do PNLD, uma vez que, para que o sistema seja efetivo, é necessário que os beneficiários do programa informem o quantitativo de livros em excesso em cada escola”, explicou.

A escolha do Livro Didático se dará no mês de agosto. Enquanto isso, a Dismea já está se antecipando através dessas reuniões para orientar os gestores sobre todo o processo da escolha. Na próxima sexta-feira, 13, o encontro será em Japaratuba (DRE-4). Já aconteceram reuniões em Nossa Senhora da Glória (DRE-9), Estância (DRE-1) e Lagarto (DRE-2).

Fonte: SEED

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais