
O Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), abre inscrições para o processo seletivo do Programa Pré-Universitário (Pré-Uni) 2026. As inscrições são realizadas no site da Seed (seduc.se.gov.br), na aba ‘Editais e Seleções’, e podem ser feitas até o dia 19 de janeiro. Para 2026, o programa oferece 4.240 vagas, distribuídas em 49 polos de 30 municípios sergipanos.
A iniciativa visa reforçar a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e é destinado aos alunos matriculados na 3ª série do Ensino Médio em 2026, egressos da rede pública estadual de ensino e candidatos inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), com idade mínima de 18 anos.
A coordenadora do programa, Gisele Pádua, destaca a importância do Pré-Uni. “O Pré-universitário é a maior preparação para o Enem do Estado. Os estudantes que farão parte do programa terão uma preparação totalmente focada e alinhada com a matriz de referência do exame por meio do material didático fornecido e de aulas dinâmicas com foco nos principais conteúdos que são cobrados na prova. Em 2026, estamos completando 25 anos de atendimento e aprovação dos estudantes da rede pública com uma preparação intensa de aulas e revisões”, afirma.
A prova do processo seletivo será aplicada no dia 7 de fevereiro e contará com 40 questões inéditas, 20 das quais são de Linguagens e suas Tecnologias, 10 de Ciências Humanas e Sociais, 10 de Ciências da Natureza e 20 de Matemática. Os resultados serão divulgados no dia 23 de fevereiro, e o início das aulas está previsto para o dia 2 de março de 2026.
O programa oferecerá 4.240 vagas distribuídas em 49 polos de 30 municípios sergipanos, entre eles Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Umbaúba, Estância, Itabaianinha, Boquim, Indiaroba, Salgado, Tobias Barreto, Simão Dias, Riachão do Dantas, Itabaiana, Ribeirópolis, Carira, Moita Bonita, Capela, Japaratuba, Nossa Senhora das Dores, Aquidabã, Propriá, Neópolis, Muribeca, Barra dos Coqueiros, Itaporanga D’Ajuda, São Cristóvão (Eduardo Gomes e sede) e Canindé de São Francisco.
No decorrer do ano, os alunos aprovados contarão com uma programação completa para reforçar a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), incluindo avaliação diagnóstica, aulas de atualidades e redação, aulas específicas para aprofundamento nos conteúdos, além de testes de conhecimento e simulados presenciais e online.
Fonte: Governo de Sergipe
