![]() |
Matéria publicada pela Empresa Brasileira de Comunicação aponta que o Estado de Sergipe investe 28,31% em Educação, percentual acima dos 25% estabelecidos pela Constituição Federal. A reportagem aponta também que levantamento feito por meio do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) mostra que em 2010 pelo menos dois estados e 52 municípios não cumpriram a regra. Eles aplicaram percentuais inferiores ao que estabelece a lei. Os dados de 2011 ainda não foram consolidados.
Na lista dos estados publicada pela AB que não cumpriram o mínimo de 25% em 2010 estão o Rio Grande do Sul e o Rio Grande do Norte. O Rio Grande do Sul foi o estado que aplicou o menor percentual em Educação em 2010: 19,7%. Sergipe é o oitavo estado que mais investe em Educação, ficando à frente de estados ricos como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia.
A reportagem da Agência Brasil esclarece que as informações incluídas no Siope pela prefeitura ou pelo governo estadual são declaratórias e a veracidade dos dados é de responsabilidade do ente federado. Quando o FNDE detecta que um município aplicou menos do que determina a Constituição, as informações são automaticamente enviadas ao Ministério Público Federal (MPF), que as encaminha a um promotor de justiça do estado.
"O governo municipal ou estadual terá a chance de se defender, e pode ser aberto um inquérito civil público", explica o coordenador do Siope, Paulo Cesar Malheiros. O ente federado também pode ficar impossibilitado de receber recursos de transferências voluntárias do governo federal.
Investimentos
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, os grandes investimentos em educação promovidos pelo Governo de Sergipe são com o salário dos professores, transporte escolar e reforma, ampliação e manutenção das escolas. "Para termos uma educação de qualidade precisamos contar com profissionais motivados e oferecer um ambiente confortável e equipado para atender a nossos alunos e a toda a comunidade escolar", enfatizou.
Veja o percentual de investimento em educação de cada estado em 2010:
Acre – 26,21%
Alagoas – 25,61%
Amapá- 32,04%
Amazonas – 25,78%
Bahia – 26,28%
Ceará – 29,20%
Distrito Federal – 29,28%
Espírito Santo – 30,57¨%
Goiás – 27,48%
Maranhão – 26,72%
Mato Grosso – 26,01%
Mato Grosso do Sul – 32,51%
Minas Gerais – 27,25%
Pará – 25,33%
Paraíba – 26,54%
Paraná – 31,79%
Pernambuco – 26,45%
Piauí – 27,27%
Rio de Janeiro – 27,17%
Rio Grande do Norte – 22,40%
Rio Grande do Sul – 19,70%
Rondônia – 26,21%
Roraima – 25,65%
São Paulo – 30,18%
Santa Catarina – 26,19%
Sergipe – 28,31%
Tocantins – 25,90%
Com informações da Agência Brasil
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B