Governo divulga resultado do Processo Seletivo de Libras

(Foto: Ascom Seed/SE)

O governo estadual divulgou o resultado final do Processo Seletivo para as áreas de instrutor e intérprete/tradutor da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ao todo, foram selecionados 110 profissionais que irão integrar o quadro da Rede Pública Estadual de Ensino.

Os docentes serão lotados nas diretorias regionais de Educação, da Secretaria de Estado da Educação (DEA/DREs/Seed) e no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS).

Os candidatos aprovados para o cargo de tradutor e intérprete deverão fazer tradução e interpretação da Língua Portuguesa para Libras de todas as áreas de conhecimento do currículo da educação básica, bem como nas atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas dentro e fora das instituições de ensino da rede pública estadual e intermediar a comunicação entre interlocutores surdos e ouvintes em situações do cotidiano escolar.

Já para o cargo de instrutor será exigido que o candidato aprovado ensine sobre Libras em classes especiais e regulares nas séries iniciais do Ensino Fundamental na rede pública estadual.

O candidato também deverá interagir com o professor nas ações pedagógicas planejadas e/ou realizadas no ambiente escolar e ministrar cursos e instruções sobre Libras para pessoas ouvintes e surdas, de acordo com a necessidade da Secretaria de Estado da Educação; orientar professores quanto as suas possíveis dúvidas em Libras e realizar outras instruções compatíveis com sua especialização profissional.

Perícia Médica

Para iniciar o trabalho, os aprovados deverão passar por Perícia Médica em dia e horário pré-estabelecidos pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). Em breve, serão divulgados os respectivos dias e horários para comparecimento à perícia, porém, é importante que os candidatos já tenham conhecimento dos documentos necessários para tomar posse nos cargos.

Para comparecimento à Perícia Médica, os candidatos devem estar munidos de documentos como uma foto 3×4; fotocópias e originais do RG (carteira de Identidade); CPF e título de eleitor, extrato do PIS/Pasep (pode ser solicitado nas agências do Banco do Brasil ou Caixa); fotocópia da conta corrente do Banese (caso possua); fotocópia do comprovante de residência; fotocópia do certificado de reservista ou alistamento militar; fotocópia do certificado de escolaridade, em conformidade com a exigência do cargo, acompanhado de original.

É necessário apresentar também certidão de antecedentes criminais; certidão de crimes eleitorais e certidão de quitação da Justiça Eleitoral; certidão negativa criminal estadual e certidão negativa criminal federal. Em caso de servidor público, apresentar certidão constando não ter sofrido sanções de natureza administrativa, civis ou penais (adquirido no Setor de Pessoal do órgão onde trabalha).

Entre os exames necessários para admissão ao cargo estão: hemograma; grupo sanguíneo e fator RH; sumário de urina; colesterol e triglicerídeos; glicemia; sorologia para lues (VDRL); parasitológico de fezes; antígeno prostático específico (homens acima de 40 anos de idade); uréia; creatinina; ácido úrico; ECG raio x do tórax (PA e perfil); exame audiométrico; raio X cervical e lombar e teste ergométrico (para todos os candidatos com idade acima de 40 anos).

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

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