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A programação do evento contou com uma parte teórica (Foto: Eugênio Barreto) |
Reunidos nas dependências do Colégio Estadual Valnir Chagas, em Aracaju, mediadores de aprendizagem do Novo Mais Educação em Sergipe participaram nesta quarta-feira, 19, do I Encontro Pedagógico do programa em 2017. Realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio da coordenação estadual do programa e do Serviço de Ensino Fundamental do Departamento de Educação (Sef/Ded), o evento teve como tema este ano “Pedagogias Inovadoras na perspectiva da melhoria da aprendizagem”.
De acordo com a coordenadora estadual do programa e técnica da Seed, professora Armênia Ribeiro, um dos objetivos do Encontro Pedagógico é contribuir ativamente com a formação dos mediadores de aprendizagem – cidadãos que participam como voluntários e são responsáveis pela realização das atividades de acompanhamento pedagógico do Novo Mais Educação nas escolas da rede pública estadual – e estimular práticas de pedagogias inovadoras, fortalecendo ações para a melhoria da aprendizagem.
“Atualmente, em Sergipe, o programa Novo Mais Educação está presente em 46 municípios sergipanos, em 138 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Este programa possibilita uma ampliação de 15 horas na carga horária semanal das crianças com atividades complementares no contra-turno e, é de fato, uma ação de indução do ensino integral”, explica Armênia.
Segundo a chefe do Serviço de Ensino Fundamental, Svetlana Chaves, este encontro pedagógico visa ainda fortalecer o processo de educação integral, com a troca de experiências exitosas entre os profissionais que atuam nas unidades que desenvolvem esta iniciativa.
Teoria e prática
A programação do evento contou com uma parte teórica, na qual foram ministradas duas palestras sobre planejamento de ações e resultados educacionais, e uma parte prática, com a realização de oficinas de Língua Portuguesa e de Matemática.
Coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas em Avaliação e Currículos (Nepac/Ded/Seed), a professora Joniely Moura Cruz ministrou uma palestra sobre instrumentos de avaliações externas e indicadores educacionais. Segundo ela, "a ideia é que os participantes saibam como utilizar esses índices para converte-los de forma efetiva em ações que melhorem seus resultados das suas escolas".
Mais que simples números, explica Joniely, os indicadores apresentados representam um contexto, o qual são representativos da realidade da escola na qual as atividades do programa são desenvolvidas. “Por isso é necessário conhecer esse contexto e dele se apropriar. Esta é uma forma de instrumentalização que torna possível que cada mediador construa, em parceria com o professor da turma que acompanha, um portfólio, para que haja um planejamento e uma intervenção aos cuidados de todos os responsáveis”.
Certificação
Além destas atividades presenciais, os mediadores receberam atividades dos seus respectivos tutores para serem desenvolvidas à distância e, ao cumprirem, eles receberão certificados da coordenação estadual do programa pela participação no Encontro Pedagógico.
Este ano, o Programa Novo Mais Educação está sendo implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas semanais no turno e contraturno escolar.
O Programa tem por finalidade contribuir para a alfabetização; redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano; melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais; e ampliação do período de permanência dos alunos na escola.
Fonte e Foto: SEED
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