Governo firma parceria com o Sesi na área de educação profissional

Foto: Juarez Silveira
O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, e o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Paulo Sérgio Andrade Bergamini, se reuniram na manhã desta segunda-feira, 22, na sede do Senai, para discutir a assinatura de convênio de cooperação que resultará no desenvolvimento de ações na área da Educação Profissional nas escolas públicas da rede estadual. 

O “projeto piloto”, que será colocado em prática após a assinatura do documento prevista para o próximo mês de julho, levará o curso de Gestão de Negócios ao Colégio Estadual João Alves Filho, e o curso de Segurança e Saúde no Trabalho ao Colégio Estadual Presidente Médici, ambos na capital.

Esta ação beneficiará 60 alunos, 30 por cada uma das duas turmas implantadas nos colégios. A abertura de vagas, mediante processo seletivo, acontecerá no segundo semestre deste ano de 2009. Já as aulas serão iniciadas em 2010, de acordo com o calendário letivo das unidades de ensino envolvidas.

O secretário da Educação disse que a parceria entre a SEED e Senai vai promover o acesso de alunos da rede pública estadual à educação profissional e tecnológica. “O governo federal fechou acordo com o Sistema S (Sesc, Senai, Sesi, Sebrae, Senar, Sest/Senat e Senac) para ampliar as vagas em cursos técnicos. O acordo também prevê a oferta gratuita dos serviços existentes na instituição”, ressaltou o professor Lima, ao explicar o processo que possibilita a ação coletiva das duas instituições.

O gerente do Senai expôs as preocupações da instituição em relação à estrutura das escolas e o compromisso dos alunos em relação aos cursos. O professor Lima relatou que a SEED está preparando as escolas para receber os novos cursos, principalmente no que diz respeito a estrutura física.

“Essas escolas precisam voltar a receber alunos. Eles precisam valorizar seu ambiente escolar, e nós vamos fazer a nossa parte”, disse o secretário da Educação, ao confirmar que neste ano letivo o João Alves e o Médici tiveram uma queda no número de matrículas.

O professor Lima também enumerou as ações que estão sendo feitas pelo governo para implantar a educação profissional no estado. “Sergipe conta com três escolas que ofertam esta modalidade. Uma localizada em Poço Redondo, outra na região do baixo São Francisco, em Neópolis, e a última em Aracaju”, acrescentou.

Fonte: Seed

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais