Governo garante acesso à internet em escolas estaduais

A meta da SEED é universalizar esse serviço na rede escolar (Foto: Maria Odília)

Como forma de orientar a execução dos diversos projetos e programas desenvolvidos pelo governo do Estado na área da educação, a Assessoria de Planejamento da Secretaria de Estado da Educação (ASPLAN/SEED) elaborou um ambicioso planejamento Estratégico para o quadriênio 2015-2018, com compromissos e metas a serem alcançadas ano a ano.

Dentre desse Planejamento encontram-se as ações que já estão sendo postas em prática e os compromissos estabelecidos pela atual gestão da política estadual de educação para os próximos três anos.

Um dos compromissos estabelecidos no Planejamento Estratégico visa oferecer a infraestrutura necessária ao funcionamento das escolas. Algumas metas desse compromisso estão sendo executadas pela Coordenadoria de Informática (CODIN/SEED), como a garantia de acesso à rede mundial de computadores (internet) e a implantação de wifi livre em todas as escolas da rede estadual de ensino.

Diretor da CODIN, o analista de sistemas Everton Siqueira afirma que das 354 unidades de ensino 96,6% delas já possuem acesso a internet, e 55 escolas já disponibilizam o sinal wifi (Escola Aberta) em suas dependências, para uso de toda comunidade escolar.

“Estamos trabalhando para que este ano estejam contempladas 100 escolas estaduais, totalizando aproximadamente 30% da rede, e continuaremos a implantação gradativamente para que possamos universalizar esse serviço até o final de 2018”, garante o diretor da CODIN.

Uso pedagógico

O secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, afirma que a escola deve se apropriar das novas tecnologias de comunicação e inseri-la em suas rotinas pedagógicas, “fazendo com que os estudantes possam utilizar as ferramentas digitais para pesquisas e para atividades complementares”, destacou.

Os estudantes do Colégio Estadual Professora Maria das Graças Menezes Moura são exemplo disso. Tanto durante a aula, como após o término do período, os alunos do Colégio Gracinha, em Itabi, Escola Referência Brasil em Gestão Escolar, fazem uso da internet em seus celulares, tablets e nos computadores do laboratório de informática da escola.

“Agora ficou muito bom, pois posso usar meu celular para pesquisar conteúdos durante a aula, e aproveito também para baixar arquivos para mim quando não estou em aula”, afirmou o pequeno Ruan Guilherme, aluno da oitava ano do ensino fundamental, sentando no pátio externo da escola.

Ao seu lado estava Maic Bispo, colega de classe, também usando o sinal wifi da escola em seu celular. Para ele, ter uma internet com alta velocidade onde estuda é uma vantagem. “Além dos jogos que participo online, o principal mesmo é as pesquisas que faço para reforçar o que estudo na aula”, afirma o estudante.

Jorge Carvalho ressalta que ao assegurar para mais de 100 mil alunos matriculados nas escolas estaduais o acesso a internet, em alta velocidade, “a SEED está cumprindo o compromisso do Governo Jackson Barreto em promover uma educação pública de qualidade para essa estudantada, e está ainda modernizando e reestruturando toda rede estadual de ensino”, afirmou o secretário.

Fonte: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais