Governo inicia curso continuado de aperfeiçoamento para vigilantes

Ao todo, serão ofertados oito módulos com carga horária de 180h, para 1.272 vigilantes lotados nas escolas da rede estadual de ensino (Foto: Janaína Santos)

Atendendo a uma reivindicação histórica da categoria de vigilantes da rede estadual de ensino, o Governo de Sergipe, por intermédio das secretarias de Estado do Planejamento e da Educação, inicia nesta segunda-feira, 19, o Curso de Aperfeiçoamento para Vigilantes Escolares. A meta é aperfeiçoar os mais de 1.200 profissionais da vigilância em temas como comunicação oral e escrita, primeiros socorros, combate a incêndio, iniciação ao Estatuto da Criança e do Adolescente, relações interpessoais, legislação escolar e legislação profissional, voltados para a categoria.

O primeiro módulo será ofertado aos vigilantes servidores da rede estadual lotados na Diretoria Regional de Educação 8 (Grande Aracaju) e na Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), com o tema “Comunicação e Expressão Oral e Escrita, proferido pelo técnico da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Vinícius Farias Santos. O encontro será realizado no Hotel Del Cantos, em Aracaju, com dez turmas em períodos e horários distintos, cada uma delas compota de 50 vigilantes.

“É uma dívida história que estamos contemplando. Além de se qualificarem com facilitadores e temas do mais alto gabarito, ao final do curso aqueles profissionais que ainda não deram entrada também poderão entrar com o pedido de Progressão por Titulação, de acordo com a legislação da categoria”, informou José Ferreira, diretor do Núcleo de Segurança Escolar.

Inscrição

Os vigilantes da Diretoria Regional de Educação 8 (Grande Aracaju) e da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) que ainda não se inscreveram deverão acessar o site da Escola de Governo  e entrar com o CPF no login e uma senha, que pode ser de 1 a 6. Ao acessar o link, o vigilante poderá escolher a turma do primeiro módulo dentre as dez disponíveis, a depender do período de início e término do curso e dos horários.

As turmas oferecidas poderão contemplar os períodos de 19 a 23 de novembro, de 26 a 30 de novembro e de 3 a 7 de dezembro, sempre no horário das 8h às 12h ou das 14h às 18h.

“É uma conquista da categoria, que vem pleiteando a formação para que se possa atender melhor à comunidade escolar.

Tivemos uma reunião com o secretário de Educação, professor Josué Modesto, que, de imediato, contemplou o processo para iniciar o curso”, afirmou João Lira, presidente do Sindicato dos Vigilantes do Setor Público do Estado de Sergipe (Sindvipse).

A confirmação da inscrição poderá ser feita pelo vigilante também no site oficial da Escola do Governo ou através da própria direção da escola em que o servidor está lotado.

Metodologia

O Curso de Aperfeiçoamento para Vigilantes Escolares também será levado para as demais diretorias regionais, contemplando todos os profissionais da vigilância escolar da rede estadual de ensino.

Só terá direito à certificação completa do curso de 180 horas o vigilante que participar de todos os oito módulos da capacitação.

O primeiro módulo contemplará “Comunicação e Expressão Oral e Escrita”. Os próximos módulos serão mais práticos e contará com o apoio do Corpo de Bombeiros de Sergipe, Academia de Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública. São eles: Relação Interpessoal e Resoluções de Conflitos; Ética Profissional; Segurança no Trabalho; Técnicas de Vigilância; Fundamentos das Técnicas de Segurança; Noções de Legislação e Estatuto da Criança e do Adolescente; Noções Básicas de Defesa Pessoal, Combate a Incêndio e Primeiros Socorros.

Fonte: SEED

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais