GPCD discute proposta de lei sobre desertificação

(Foto: Ascom Seed/SE)

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) participou na manhã desta quinta-feira, 11, da reunião do Grupo Interinstitucional Permanente de Combate à Desertificação (GPCD). A reunião aconteceu no auditório do Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed, com representantes de 22 instituições da sociedade civil, Governo Federal, Estadual e Municipal. Na reunião, foi discutida a formulação de proposta de Projeto de Lei para política Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca. 

Vera Cardoso, representante do GPCD, explica que o grupo vem trabalhando desde a sua concepção para uma proposta de lei no combate à desertificação. "Sergipe está iniciando esse debate. A ideia é fortalecer o grupo e expandir a discussão para que possa ser construído um  projeto de lei de combate à desertificação", informou.

Para a representante da Seed, Conceição Cruz, "Quando se pensa em política pública pensa-se na dimensão da intersetorialidade. E isto, hoje, é o que está sendo representado:  instituições com o mesmo objetivo, que é o combate à seca e à desertificação. Sabemos que o estado de Sergipe não tem especificamente desertificação.Temos  unidades suscetíveis à desertificação, e  a gente entende que a educação tem essa função de não somente trabalhar com o aluno e com o professor, mas em trabalhar com a comunidade local de forma a construir um cidadão crítico e atuante", ressaltou. 

Integração

Segundo José Silvio de Jesus, representante da Prefeitura de Poço Redondo, é fundamental buscar ações e alternativas junto aos órgãos. "Estamos numa região do semiárido que tem um problema sério. Alguma coisa deve ser feita e, para começar, a gente precisa de ações diretas que venham a combater os efeitos da seca", salientou.

Da mesma maneira acredita José Holanda, representante da Secretaria de Estado da Agricultura. "O mais importante é a forma como está sendo construído o trabalho, que é a integração.  Aqui nós temos um grupo vinculado ao poder público buscando fazer um planejamento interativo e conhecer cada instituição. "O mais importante é tentar somar esforços e recursos no sentido de potencializar o que há de disponível, seja em termos de recursos humanos ou financeiros", salientou José Holanda.

A pauta da reunião ainda contou com a confirmação dos dados dos representantes indicados das instituições componentes do GPCD, apresentação dos resultados e informes da participação de Sergipe na reunião da CNCD em Brasília, entre outros. Uma nova reunião está prevista para o dia 8 de novembro, no auditório da Adema.

Fonte: Ascom Seed/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais