Greve do município tem adesão de 80%

Na Escola Letícia Soares apenas estagiários em sala de aula (Fotos: Portal Infonet)

No segundo dia de greve, o Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) formaram grupos que visitaram várias escolas na capital. De acordo com o sindicato, após a visita ficou constatado que cerca de 80% dos professores apoiam o movimento.

Durante panfletagem no Centro da capital na tarde desta terça-feira, 14, a presidente do Sindipema, Vera Maria Oliveira Santos, disse que aguarda que a prefeitura estabeleça o diálogo com a categoria. “Nós já solicitamos oficialmente a abertura do diálogo com o município para que se entenda que é preciso cumprir a Lei do Piso. A categoria aderiu a greve e mesmo as escolas que estavam funcionando na manhã de hoje [14] os professores foram convencidos pela greve”, menciona.

Na Escola Olga Benario as aulas estão normais

Na manhã desta terça-feira a equipe do Portal Infonet esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Olga Benário, que funcionava normalmente. Já na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Letícia Soares de Santana apenas o turno da manhã continuará funcionando. A informação da coordenação da escola é que o quadro de professores neste período é composto por estagiários. Para o coordenador geral da escola, Adison Fábio Santos, a greve é necessária e os professores devem apoiar o sindicato.

“Vou continuar vindo a escola pela manhã porque os estagiários estão dando aula. Neste turno não tem como ter greve, mas a tarde e a noite que funciona com turmas do EJA [programa de Educação de Jovens e Adultos]. Infelizmente a greve é a nossa única forma de luta”, menciona o professor.

Lei

O coordenador lembra que é preciso apoiar o movimento

Segundo o sindicato a lei federal 11.738 foi instituída pela luta do magistério e sancionada em 2008 para ser aplicada à carreira dos professores. Essa lei (Piso) valoriza o magistério e implementa um valor base, atualizado esse ano em 15,85% pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o Sindipema o Supremo Tribunal Federal (STF) já referendou e legitima como constitucional essa lei, devendo os governos adequarem suas finanças para poder pagar o Piso para todos os professores.

Semed

Em nota, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal da Educação (Semed) lembra que com a greve os professores estão interrompendo a finalização do semestre letivo em quase todas as unidades de ensino da rede municipal, sem falar que estamos em pleno processo eleitoral para escolha dos novos conselheiros escolares. O secretário Antônio Bittencourt Júnior registrou o apelo ao Sindipema para que não prejudique o processo educativo nas escolas, uma vez que, provavelmente, na próxima semana grande parte dos alunos já estarão de férias.“A Prefeitura de Aracaju garante estar aberta para negociações e enviará ainda hoje uma alternativa para o sindicato”, esclarece a nota.

Por Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais