Os mandatos do deputado federal Iran Barbosa (PT-SE) e da deputada estadual Ana Lucia (PT-SE) promovem, nesta sexta-feira, 11 , em Aracaju, debate sobre a homofobia nas escolas. O debate acontece a partir das 8h, no auditório do Tribunal de Justiça, na praça Fausto Cardoso. Sala de aula ainda é palco de preconceito
O objetivo é disseminar informações a respeito de pesquisas que apontam o quanto é alto e grave o grau de discriminação nas escolas. Os dados serão apresentados pela coordenadora do Setor de Pesquisas da Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana – RITLA -, Miriam Abramovay.
“A homossexualidade ainda é um tema cercado de preconceitos em nossa sociedade. O preconceito, de modo geral, surge em razão de falta de conhecimento, sendo esta uma lacuna que compete à escola preencher”, considerou Iran.
Em Sergipe, o deputado coordena a Frente Nacional pela Cidadania LGBT. Segundo Iran, a escola é um lugar privilegiado para promover a cultura do respeito às diferenças, à diversidade e à inclusão social, rumo a uma verdadeira democracia para que todas as pessoas possam viver com dignidade e sem discriminação.
Quadro
Estudos publicados nos últimos cinco anos demonstram e confirmam cada vez mais o quanto a homo-lesbo-transfobia (medo ou ódio irracionais às pessoas LGBT) permeia a sociedade brasileira e se encontra presente nos colégios.
Um destes estudos, a pesquisa “Preconceito e Discriminação no Ambiente Escolar”, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e publicada em 2009, revela que 87,3% dos entrevistados têm preconceito com relação à orientação sexual. Foram entrevistados 18,5 mil alunos, pais e mães, diretores, professores e funcionários.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B