Identidade de Gênero é tema de discussão no Forum DST Aids

A Saúde e o Controle Social como destaques dentro da programação do circuito do Orgulho GLBT. Nos dias 29 e 30 de agosto, está acontecendo em Aracaju diversas atividades em promoção da conscientização e o respeito da sociedade à população homossexual. Na tarde desta sexta-feira, 29, oficinas de trabalho como proposta de diálogo entre os interessados despertaram dentro de inúmeros outros temas assuntos como as práticas integrativas de saúde aos portadores do HIV/DST. Essa dinâmica aconteceu dentro do II Seminário de Controle Social do SUS na população – IV seminário Fórum Ong´s DTS/AIDS de Sergipe.

Oficinas que renderam temas de cunho informativo da população GLBT

Para a presidente do Fórum ONG AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) de Sergipe, Tathiane Araújo, o seminário é um cunho informativo e uma forma de conscientização da população para as questões que envolvem a população gay.

“A programação é mais uma que culmina na VII Parada GLBT Sergipe, quando a expectativa é de agregar mais de 45 mil pessoas no evento, tendo como exemplo os diversos movimentos vistos em todo país. O seminário propõe a explorar os conteúdos sociais referentes ao respeito às diferenças e mediar no processo de inclusão social.”, ressalta.  

Já os participantes da oficina destacam o momento de estar dialogando com a sociedade para fazer valer os direitos homossexuais. A coordenadora da oficina de Saúde e representante do Conselho Nacional de Saúde, Luana de Jesus diz que “vários tópicos podem ser esclarecidos.

Luana de Jesus, representante do Conselho Nacional de Saúde

Queremos o respeito à identidade de gênero, sensibilização das políticas públicas e da forma de como as pessoas tratam os GLBTs. O que queremos é ser atendido num posto de saúde igualmente às outras pessoas, como um ser humano e não dependendo da orientação sexual.”, destaca Luana, acrescentando que não abre mão da cartilha do SUS [Sistema únicos de Saúde]com a aprovação em 2006 em que dispõe de informações sobre como a sociedade deve trabalhar com os GLBTs. 

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais