IFS de Lagarto desenvolve projeto de inclusão

Participantes do projeto (Fotos: Ascom IFS)

Trazer de volta ao convívio social jovens que estiveram envolvidos com álcool e outras drogas, inserindo-os no mundo digital e no mercado de trabalho. Esses são os principais objetivos do projeto ‘A contribuição do IFS – Campus Lagarto no processo de inclusão sociodigital de jovens recuperantes inseridos na Fazenda da Esperança nas Unidades da região Centro-Sul de Sergipe’, desenvolvido no Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto.

O projeto, criado pelo professor Mário André Freitas e a assistente social Ana Paula Leite, é baseado em um curso de extensão na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, contemplando o quesito inclusão digital. Também estão sendo realizadas palestras, debates e oficinas, que abrangem o caráter de reabilitação e sociabilidade da iniciativa.

O curso na área de informática está sendo ministrado pelo professor Mário e atende a 30 recuperantes da Fazenda da Esperança. “A demanda que tivemos esse ano para o projeto já é muito maior do que a do ano passado e com certeza no ano que vem será ainda maior, principalmente porque sentimos que, nesse momento, o IFS está abraçando o projeto, preocupado com o tripé ensino, pesquisa e extensão”, diz.

Mão dupla

Reitor do IFS, Ailton Ribeiro visitou a fazenda

Ana Paula ressalta que o projeto é de mão dupla, pois além de oferecer aulas na área de TI para os jovens atendidos pela fazenda, esses recuperantes vão ao instituto para falar sobre a sua experiência de vida. “Quando esses meninos e meninas vêm até o IFS, eles nos possibilitam conhecer um pouco mais sobre o trabalho que é feito na fazenda. E a ideia do projeto é mesmo a troca de saberes. Da mesma forma, os nossos estudantes ficam maravilhados ao saber mais sobre o trabalho que é realizado lá, através de palestras com temas que a fazenda coloca como prioridade, como a ressocialização, sociabilidade e processo de recuperação”, explica a assistente social.

Ainda segundo ela, a troca de experiências proporcionada pela iniciativa tem sido bastante positiva, tanto para os estudantes quanto para os recuperantes. “Este ano, com toda a estrutura que o IFS está disponibilizando, a expectativa é de que a iniciativa tenha resultados ainda mais positivos”, declara.

Fazenda da Esperança

Fazenda da Esperança acolhe pessoas com idade entre 15 e 45 anos que desejam se libertar das drogas e do álcool, mas também aqueles que anseiam descobrir suas vocações, e lhes propiciam moradia, alimentação e outras necessidades básicas para que continuem firmes em sua caminhada rumo ao retorno à vida. Os recuperantes vivem do seu próprio trabalho como fonte de autoestima e autossustento. Mais informações no site da fazenda.

Fonte: Ascom IFS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais