IFS faz seu primeiro registro de patente junto ao Inpi

Esse composto, fruto do trabalho do grupo de pesquisa ‘Projeto, paisagem e sustentabilidade’ (Foto: Ascom IFS)

O dia 15 de fevereiro de 2012 ficará marcado na história do Instituto Federal de Sergipe (IFS). É que nesta data foi realizado pela instituição, através do seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), o primeiro registro de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). A patente de composição registrada é intitulada ‘Substrato agrícola para produção de mudas e implantação de jardins’.

A invenção trata de uma composição agrícola tipo substrato com aproveitamento do resíduo sólido da construção civil tipo “A”, misturado com fertilizante e outros materiais. Esse composto, fruto do trabalho do grupo de pesquisa ‘Projeto, paisagem e sustentabilidade’, coordenado pela professora Jânia Reis, pode ser utilizado na produção de mudas e na implantação de jardins.

A produção é resultado do trabalho realizado pelo grupo para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do IFS em 2009. Também integram a equipe a professora Adriana Santana, os laboratoristas Leonardo Matos e Ciro Lionel de Oliveira, e os alunos Adriano Souza, Carlos Gomes da Silva Júnior, Josefa Almeida e Lenilton Palmeira, todos do IFS – Campus Aracaju.

Pesquisa

Segundo a professora Jânia, a pesquisa foi elaborada com a intenção de buscar uma solução para um sério problema ambiental observado por ela ao estudar as atividades dos floricultores de Boquim. “A maioria dos produtores de plantas ornamentais enche os sacos de mudas com o solo, quando na verdade deveriam usar um tipo qualquer de substrato. Para os produtores, torna-se economicamente inviável utilizar os substratos disponíveis no mercado”, explica.

A professora buscou, então, utilizar como matéria-prima desse novo substrato o RCC, resíduo sólido da construção civil. ”Além de solucionar o problema dos floricultores, é possível inovar programando uma utilização para esse resíduo que, nas grandes cidades brasileiras, tornou-se um grande problema para a administração pública, devido à enorme quantidade gerada e à falta de espaço ou soluções que absorvam toda essa produção”, diz.

Construção civil

De acordo com a coordenadora do grupo de pesquisa que registrou a patente, a reciclagem do entulho como agregado para a confecção de blocos de concreto para vedação já é um processo utilizado pela construção civil. “Um dos grandes problemas desse agregado é a sua capacidade de absorver água, devido à grande presença de grãos de tijolo, que é muito poroso. Essa característica se torna uma vantagem na composição do novo substrato”, afirma.

A patente registrada pelo IFS torna, então, possível a produção desse substrato pela indústria de substratos ou por cooperativas de reciclagem. “A possibilidade de produção em grande escala, com uma tecnologia que contribuirá com a sustentabilidade ambiental, fundamenta-se na abundante existência de sua principal matéria-prima, pois é fato que o descarte de RCC acontece até em pequenos núcleos urbanos. O novo substrato provavelmente fará com que o custo de produção seja menor do que os substratos industrializados já existentes no mercado”, esclarece a professora.

Importância

Para Jânia, a invenção desse novo substrato se insere no contexto de utilização de um resíduo abundantemente encontrado em qualquer local em que seja realizada uma construção, com problemática na destinação final. “Essa patente se insere também na urgente necessidade de inserir no mercado de produção de mudas, que em Sergipe acontece em municípios como Boquim, Lagarto e Itabaiana, uma opção que baixe o custo do seu insumo mais significante”, declara.

Segundo ela, com o objetivo de reduzir os custos da produção de mudas, o substrato viabiliza o seu uso. “A utilização do substrato pode ser feita principalmente no setor informal de mudas ornamentais, em substituição à prática nociva de utilizar na produção a camada superficial do solo”, defende.

Fonte: Assessoria de Comunicação IFS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais