Workshop foi realizado no IFS e auxiliará na participação de estudantes no Technovation Challenge 2016 (Fotos: Portal Infonet) |
Na manhã desta sexta-feira, 4, estudantes e professores de unidades de ensino participaram de um workshop para apresentação do App Inventor, interface criada pelo Google para criação de aplicativos para o sistema operacional Android. O objetivo é dar subsídios aos mesmos para que meninas com idade entre 10 e 18 anos possam participar do desafio global de empreendedorismo e tecnologia para meninas, o Technovation Challenge 2016.
De acordo com o professor Danilo Lemos, facilitador do workshop, o evento acontece em sua última instância no Quartel General da Intel no Vale do Silício, em Santa Clara na Califórnia, Estados Unidos. “Trata-se de uma excelente oportunidade para estudantes e professoras, uma vez que o evento é basicamente voltado para o público feminino, na tentativa de facilitar o crescimento de soluções tecnológicas”, ressaltou ele, que objetiva a participação sergipana no grande evento.
Danilo Lemos é coordenador do projeto Midean – Materiais Interativos Digitais para Ensinar e Aprender Matemática – IFS |
O processo de criação do aplicativo por parte dos estudantes, cujas equipes deverão estar sendo acompanhadas por monitoras (mulheres que atuam nas áreas de tecnologia) e coordenadores, que podem ser representados por quaisquer cidadãos que ofereçam condições físicas para a participação efetiva dessas equipes, a exemplo de computadores e de internet.
“Cada equipe deverá criar um aplicativo que facilite a resolução de algum problema social, estando sujeitas a aprovação em etapa regional para em seguida, partir para a final, realizada nos EUA. A melhor equipe será premiada com a própria viagem para o exterior e, além disso, o investimento orçado em U$ 10 mil para uso no aplicativo”, acrescentou o professor.
Orientações
As inscrições para o Technovation Challenge 2016 estão abertas até 21 de abril, prazo final para envio dos aplicativos através da plataforma do evento. As estudantes e professoras interessadas em obter mais informações sobre o evento podem participar do grupo Sergipe no Technovation Challenge 2016, no Facebook.
“O IFS tem apoiado a atuação sergipana na grande competição que compreenderá, dentro da faixa etária estebelecida para participação, duas categorias. Uma para estudantes do Ensino Fundamental II e outra para o Ensino Médio matriculados em unidades educacionais em todo o mundo. As perspectivas são as melhores possíveis”, concluiu Danilo Lemos, que também é coordenador do projeto educativo do IFS, denominado Midean – Materiais Interativos Digitais para Ensinar e Aprender Matemática.
Por Nubia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B