![]() |
(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) irá realizar o II Seminário Temático do Levantamento Quantitativo do Manguezal de Sergipe, nos dias 18 e 19 de dezembro, no auditório da Codise. O seminário está voltado para a propagação de informações sobre o ecossistema por meio da utilização de ferramentas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.
Destinado a pesquisadores de áreas afins e estudantes da área acadêmica, durante os dois dias do seminário os participantes irão ter a oportunidade de assistir palestras e participar de mini-cursos.
De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, que preside a Administração Estadual do Meio Ambiente, Genival Nunes Silva, o seminário irá permitir, através da apresentação de projetos de pesquisa desenvolvidos sobre o tema, um amplo cenário de troca de experiências.
Palestrantes
Da Semarh, além do secretário do Meio Ambiente que falará sobre os Avanços no Licenciamento Ambiental no Estado sob a utilização do Geoprocessamento como ferramenta de gestão estratégica, haverá a participação do meteorologista da Semarh Overland Amaral, que em palestra abordará sobre o Sistema de Recepção de Imagens de Satélite.
Do Estado de São Paulo, o engenheiro da Santiago e Cintra Consultoria Paulo Henrique Amorim falará sobre a Aplicação do Geoprocessamento no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O professor da Universidade Federal de Sergipe, Antonio Lázaro Ferreira, abordará sobre a Análise Integrada do Meio Ambiente utilizando-se técnicas de sensoriamento remoto.
O primeiro mini-curso irá ocorrer após o término das palestras. Os técnicos ambientais da Semarh e da Adema, João Carlos Rocha e Bruno Barros, respectivamente, falarão sobre a operacionalização do Atlas Digital de Recursos Hídricos de Sergipe.
A segunda etapa do curso irá ocorrer no dia 19 de dezembro. Na ocasião, acontecerá sessões de apresentação oral, de pôsteres e aula-palestra sobre a utilização de dados de sensoriamento remoto para a área de meio ambiente.
Inscrições
Os interessados em se inscrever no II Seminário Temático do Levantamento Quantitativo do Sergipe deverão fazê-lo através do site da Adema: http://web.adema.se.gov.br/openconf/normas.html
As inscrições de trabalhos a serem apresentados durante os dias de minicursos começaram nessa última segunda-feira e irão até o dia 10 de dezembro.
Já o resultado dos trabalhos selecionados para apresentação irá ser divulgado no dia 13 de dezembro deste ano.
Histórico
Conforme revelação do Quantitativo do Manguezal em Sergipe- momento que ocorreu com a realização do I seminário em abril desse ano- Sergipe possui exatos 25.626,24 hectares de área total de manguezal. Segundo imagens do Rapideye, satélite utilizado para captação de imagens, o Estado de Sergipe possui quatro regiões onde estão localizados os manguezais. Somente 2911,07 hectares estão situados na região do Baixo São Francisco, mais 8.342,23 hectares de área de manguezal estão localizadas no Sul Sergipano, 13325,46 encontra-se na Grande Aracaju e 291,31 está localizada no Leste Sergipano.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B