![]() |
(Foto: Ascom Seed/SE) |
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) promoveu na manhã desta terça-feira, 13, um encontro com secretários municipais de educação e gestores escolares de 52 municípios sergipanos. A reunião aconteceu no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional José de Figueiredo Barreto e teve como objetivo dar início à implementação do Programa de Capacitação para Gestores Escolares de Sergipe (Progestão) nas escolas da rede municipal de ensino.
De acordo com a coordenadora estadual do programa, Jucileide Dias dos Santos Aragão, o Progestão foi planejado para dar suporte às equipes gestoras, trazendo temas de grande relevância. Ao todo, serão 10 módulos, que abordarão desde a função social da escola até as questões financeiras, pedagógicas e administrativas.
"O programa faz uma leitura da escola como um todo e apresenta essas situações por módulos. O gestor vivencia e desenvolve atividades na escola de acordo com cada módulo. Esperamos que a escola tenha um impacto a partir do programa e que os gestores possam ter uma formação continuada", disse.
Metodologia
Durante o encontro, a coordenadora pedagógica do Progestão, Maria Gerinalda Lima, explicou aos secretários a metodologia do programa. O curso de formação terá a duração de um ano, dividido em 10 módulos, com a carga horária de 284h, sendo 220h a distância e 64 horas presenciais. A previsão é de que participem 1.326 cursistas.
A Secretaria de Estado da Educação irá oferecer todo o suporte técnico às Secretarias Municipais de Educação para a formação das equipes do Progestão, além de acompanhar e assessorar o desenvolvimento do curso.
Benefícios
Os participantes do encontro destacaram os benefícios que o programa trará aos seus municípios. "Eu vejo que o Progestão é importante no sentido de que trabalha com a qualidade do ensino. A educação não se faz apenas com alunos e professores, mas sim com todos os parceiros das escolas. Uma gestão eficiente resulta em um bom trabalho do professor, promove um ensino-aprendizagem eficaz e traz a comunidade para a escola", disse Josefa Pereira dos Santos Carneiro, que estava representando o secretário municipal de educação de Laranjeiras.
A mesma opinião foi dada pelo secretário de educação de Carira, José Ivan dos Santos. "O programa é bem-vindo, pois vai aproximar mais a gestão e a comunidade com a administração. A escola, por si só, sem a participação da comunidade, fica praticamente impossível de se trabalhar", explicou.
Já o secretário de educação de Pedra Mole, Rivaldo dos Santos, disse que "ainda temos pessoas que não têm uma boa qualificação profissional, por isso o Progestão está chegando no momento certo".
Fonte: Ascom Seed
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B