Incra, CNPq e UFS lançam curso de pós-graduação

UFS ofertará 46 vagas para oriundos do Pronera (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Já está à disposição dos interessados o edital do primeiro curso de pós-graduação lato sensu “Residência Agrária – Agroecologia, Questão Agrária, Agroindústria e Cooperativismo”, oferecido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Serão disponibilizadas 46 vagas, destinadas, prioritariamente, a profissionais oriundos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) integrados às ações desenvolvidas pelo Programa de Assessoramento Técnico, Social e Ambiental (Ates) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). “A proposta do curso é possibilitar a formação de profissionais comprometidos com a melhoria das condições de vida das famílias camponesas sergipanas”, explicou o professor doutor Antonio José Pereira Filho, membro do Departamento de Filosofia da UFS, e responsável pelo curso.

Projetado após conversas estabelecidas entre professores da universidade e técnicos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o curso tem o objetivo de estimular o desenvolvimento da agroecologia entre as famílias camponesas do estado. “Trata-se de um curso transdisciplinar, que tem o objetivo de garantir um espaço de reflexão, pesquisa, formação e disseminação de práticas agroecológicas, possibilitando a formação de profissionais comprometidos com a melhoria das condições de vida das famílias camponesas sergipanas”, afirmou Pereira.

Com um programa que alia aulas teóricas e atividades de campo, o curso, com duração de 24 meses, será ministrado por professores da UFS ligados às áreas de ciências agrárias, humanas e saúde. As aulas serão distribuídas entre o próprio campus da universidade, o Centro de Formação “Canudos”, no Assentamento Quissamã, ambos em São Cristóvão, o campo experimental “Reserva Caju”, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Itaporanga D´Ajuda, além de áreas da reforma agrária a serem definidas pela equipe pedagógica. 

As inscrições para o curso estarão abertas até o próximo dia 17 de abril e podem ser feitas, exclusivamente, pelo site www.sigaa.ufs.br .

O Projeto

Financiados com recursos do Pronera, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), os cursos do projeto Residência Agrária serão oferecidos este ano por 24 universidades, em 18 estados brasileiros.

Ao todo, serão investidos R$ 40,5 milhões para a execução de projetos de pesquisa e extensão rural, com foco em inovação tecnológica e desenvolvimento de assentamentos da reforma agrária. “Esse investimento em educação e em pesquisa, que valoriza a qualificação dos profissionais que atuam nas áreas de reforma agrária, é também um investimento direto na capacitação dos agricultores, o que, sem dúvida, irá se refletir em um novo impulso ao desenvolvimento produtivo sustentável nos nossos assentamentos”, analisou Leonardo Góes, superintendente regional do Incra em Sergipe. 

Fonte: Ascom/Incra

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais