![]() |
Município de Indiaroba é contemplado com produtos da Mangaba na Alimentação Escolar (Foto: divulgação) |
Agora são três munícipios do Estado de Sergipe contemplados com os alimentos da Mangaba na Merenda Escolar. Nesta semana foi aprovado pela Secretaria de Educação do munícipio de Indiaroba a contratação dos alimentos das Mulheres Extrativistas destinados à Alimentação Escolar.
O bolinho, os biscoitos e a polpa de Mangaba estarão no cardápio das escolas municipais a partir da segunda semana de março, fazendo parte da alimentação de cerca de 4000 estudantes.
Serão ofertados anualmente a quantidade 2000 bolinhos, além de 500 pacotes de biscoitos e 1000 kg da polpa da Mangaba.
Beneficiados nas Unidades Produtivas, os alimentos dos frutos da restinga possuem alto valor nutritivo e não se utiliza do uso de agrotóxicos. Em Japaratuba por exemplo, cerca de 4500 pacotes de biscoitos são produzidos, quinzenalmente, pelas Catadoras de Mangaba da Comunidade Porteiras e distribuídos nas Escolas Municipais. Já no munícipio da Barra dos Coqueiros, mensalmente, são produzidos 3400 bolinhos de Mangaba para a Alimentação Escolar.
A produção e os cuidados com os alimentos produzidos são frutos das oficinas e do trabalho realizado durante este últimos três anos de Projeto Catadoras de Mangaba Gerando Renda em Sergipe. Com o patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, está sendo possível o beneficiamento dos frutos da Restinga e a realização das três linhas de produtos da Mangaba.
Segundo o responsável técnico da Alimentação Escolar do munícipio de Indiaroba, Alan Mendes, está é uma parceria firmada que pretende-se ampliar com o decorrer deste ano. “Para nós, é muito importante a aprovação dos produtos das Catadoras de Mangaba na merenda escolar. Queremos que a verba nacional destinada para a Alimentação Escolar seja investida na própria agricultura familiar do munícipio. Este é um primeiro passo para firmar uma importante parceria com as produtoras do nosso munícipio e a tendência é que a cada ano a gente amplie a inserção dos alimentos da Mangaba nas escolas”, afirma.
Segundo a Tesoureira da Associação das Catadoras de Mangaba e Indiaroba (ASCAMAI), Adirani Souza, a inclusão dos alimentos da Mangaba nas escolas servirão para ampliar a valorização do trabalho extrativista. “Nós já tínhamos tentado incluir nossos produtos na Alimentação Escolar, mas nunca conseguimos. Deste vez, fomos aprovados e a esperança se acendeu. Acredito que agora é mais um passo para que o nosso trabalho e os nossos alimentos sejam mais valorizados”.
Com informações da Assessoria de Imprensa