Inscrições do CPNU 2 terminam dia 20 de julho

Candidatos devem ficar atentos às etapas e requisitos para garantir a participação

(Foto: Freepik)

Com o encerramento do prazo se aproximando, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reforça o chamado às pessoas interessadas em participar da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). As inscrições ficam abertas até às 23h59 deste domingo, 20 de julho de 2025 (horário de Brasília), e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio da plataforma GOV.BR, no endereço https://inscricao-cpnu.conhecimento.fgv.br.

A inscrição requer conta ativa no GOV.BR, em qualquer nível (ouro, prata ou bronze). Ao acessar o sistema, é necessário fazer login com a conta GOV.BR, preencher os dados solicitados e seguir todas as etapas até a confirmação da inscrição. A taxa é única para todos os blocos temáticos e cargos ofertados: R$ 70,00, tanto para vagas de nível superior quanto de nível intermediário. O pagamento deve ser efetuado até segunda-feira, 21 de julho de 2025.

O concurso, coordenado pelo MGI e pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com execução da Fundação Getúlio Vargas (FGV), oferece 3.652 vagas em 32 órgãos da administração pública federal, organizadas em nove blocos temáticos. São 3.144 vagas de nível superior e 508 de nível intermediário. As provas serão aplicadas em 228 cidades, distribuídas por todas as unidades federativas.

Ao preencher o formulário de inscrição, o candidato deve escolher um dos blocos temáticos disponíveis e, em seguida, selecionar os cargos de interesse e a ordem de preferência. Também é necessário indicar a cidade onde deseja realizar a prova. Mas atenção: essa escolha é definitiva e não poderá ser alterada depois do prazo de inscrição.

Durante todo o período de inscrição é possível alterar o bloco temático, os cargos e especialidades, bem como a ordem de preferência, a cidade de realização da prova, o sistema de concorrência (ampla concorrência ou cotas) e eventuais pedidos de atendimento especializado, mesmo que a pessoa candidata já tenha efetuado o pagamento da taxa. O valor é automaticamente vinculado à última inscrição enviada e confirmada dentro do prazo. Será considerada válida apenas a última inscrição confirmada no sistema até o fim do período de inscrição.

O sistema de inscrição também permite que a pessoa candidata solicite atendimento especializado, declare o uso de nome social, informe ter prestado serviço como jurado ou prestado serviço eleitoral voluntário, ou indique a necessidade de portar arma de fogo no dia da prova.

São exemplos de recursos para atendimento especializado:

– Provas em braile, com letra ampliada ou superampliada
– Videoprova em Libras
– Intérprete de Libras
– Leitor de tela
– Tempo adicional
– Espaço para lactantes
– Mesa especial, apoio físico, guia-intérprete etc.

Além disso, deve informar se deseja concorrer às vagas reservadas a pessoas com deficiência, negras, indígenas ou quilombolas. O preenchimento do questionário socioeconômico é obrigatório e faz parte do processo.

Portanto, durante todo o período de inscrição, é possível alterar:

– Bloco temático
– Cargos e especialidades
– Ordem de preferência
– Cidade de realização da prova
– Sistema de concorrência (ampla concorrência ou cotas)
– Pedidos de atendimento especializado

 O sistema de inscrição também permite que a pessoa candidata:

– Solicite atendimento especializado
– Declare o uso de nome social
– Informe se prestou serviço como:
– Jurado, ou outro serviço eleitoral voluntário
– Indique necessidade de portar arma de fogo no dia da prova

Informações obrigatórias

– Questionário socioeconômico: o preenchimento é obrigatório e faz parte do processo de inscrição
– Declaração caso deseje concorrer como:
– Pessoa com deficiência
– Pessoa negra
– Pessoa indígena
– Pessoa quilombola

Após a conclusão dessas etapas, o sistema gera automaticamente a Guia de Recolhimento da União (GRU). O pagamento poderá ser feito via Pix, utilizando o QR Code da guia; por meio do PagTesouro, com opções de boleto, carteira digital ou cartão de crédito; ou presencialmente em bancos, casas lotéricas ou agências dos Correios. Não são aceitas transferências bancárias, DOC, TED, agendamentos ou depósitos em conta. O não pagamento da taxa até às 23h59 do dia 21 de julho (horário de Brasília), ou seja, último dia para realizar o pagamento, resultará no cancelamento da inscrição.

Para as pessoas candidatas que ainda não realizaram o pagamento, a taxa poderá ser quitada até o dia 21 de julho. No entanto, as eventuais alterações na inscrição só poderão ser feitas até o encerramento do período de inscrições, ou seja, no domingo, dia 20 de julho.

O Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) será disponibilizado no site da FGV (https://conhecimento.fgv.br/cpnu2) e deverá ser impresso pela pessoa candidata. O documento traz informações como a cidade, o local e o horário de realização da prova.

O CPNU 2 adota medidas para ampliar o acesso, a transparência e a representatividade no serviço público federal. Um dos destaques foi a aplicação das cotas legais mesmo nos casos em que há apenas uma vaga por cargo, por meio de sorteio público, o que assegura um processo mais inclusivo e equilibrado. Na primeira semana, mais de meio milhão de pessoas se inscreveram e mais de 250 mil pessoas tiveram seus pedidos de isenção da taxa de inscrição deferidos. A relação final de isenções deferidas, após análise de recursos, será divulgada até amanhã, dia 18 de julho, no site da FGV. Os candidatos que tiveram o pedido indeferido devem efetuar o pagamento da taxa para validar sua inscrição.

Todas as informações oficiais sobre o concurso e o edital completo estão disponíveis nos sites https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional e https://conhecimento.fgv.br/cpnu2. Em caso de dúvidas, o contato oficial é o e-mail cpnu2@fgv.br ou o telefone 0800 591 0452.

Cronograma oficial
Inscrições: até 20/7/2025
Pagamento da taxa: até 21/7/2025
Prova objetiva: 5/10/2025
Divulgação da objetiva e convocação para a discursiva: 12/11/2025
Envio de títulos: 13 a 19/11/2025
Prova discursiva: 7/12/2025
Procedimento de confirmação complementar da autodeclaração para cotas: 30/11 a 8/12/2025
Resultado final previsto: 30/01/2026

Fonte: Agência Gov

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais