Inscrições para Encontro de Comunicação Ambiental

(Foto: Assessoria de Comunicação)

As inscrições para o 2º Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (EICA) estão abertas até o próximo dia 24, no endereço. O evento vai reunir professores, pesquisadores, profissionais e estudantes do Brasil e do exterior interessados em propor caminhos para os dilemas socioambientais contemporâneos, de 27 a 29 de maio, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). A conferência de abertura “Natureza, economia verde e justiça ambiental: dilemas contemporâneos” ocorre na próxima segunda, dia 27, às 19h, no teatro do Colégio Módulo. As demais atividades da programação acontecem na UFS.

Pesquisadores de 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal e de Sergipe, vão participar das dez sessões de comunicação oral nas tardes dos dias 28 e 29 de maio, no prédio da didática 4, nas salas 109 a 113. Foram selecionados 47 trabalhos por um conselho científico formado por professores doutores de todas as regiões do Brasil, de Portugal e da Colômbia. Algumas das temáticas a serem abordadas são: controvérsias científicas sobre aquecimento global e mudanças climáticas; abordagem ecocrítica no cinema ambiental; comunicação de riscos socioambientais; ativismo político-ambiental e contra-agendamento midiático.

O encontro terá ainda quatro mesas temáticas, a serem realizadas na parte da manhã dos dias 28 e 29 de maio, no auditório da reitoria da UFS, com a participação de pesquisadores, jornalistas e ambientalistas de diversas regiões do país e da América Latina. Os temas em debate são: Políticas ambientais pós-Rio+20: qual deve ser a agenda?; Cinema ambiental e ecocrítica: abrindo os olhos do presente para garantir o futuro; Redes-bioma: desafios à organização e à comunicação em rede pós-Rio+20; A pauta ambiental pós-Rio+20: desafios aos jornalistas e aos meios de comunicação. À tarde, ocorrerão duas sessões de comunicações orais dos trabalhos acadêmicos.

A programação do 2º EICA será iniciada no dia 27, às 19h, no teatro do Colégio Módulo, com uma conferência sobre Natureza, “economia verde” e justiça ambiental: dilemas contemporâneos, a cargo do economista equatoriano Alberto Acosta, professor e pesquisador da Faculdad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO), autor do livro Buen Vivir o Sumak Kausai e ex-ministro de Energia e Minas do Equador – primeiro país a reconhecer constitucionalmente os direitos da natureza. Sua atuação como ministro foi marcada pelo compromisso ambiental. Acosta ajudou a impedir a exploração das reservas de petróleo do campo amazônico Ishpingo-Tambococha-Tiputini (ITT), no parque nacional Yasuní, estimadas em um bilhão de barris. Programação completa no endereço: http://licaufs.blogspot.com.br/p/programacao.html

Outras informações: http://licaufs.blogspot.com.br/ Email: eica2013.ufs@gmail.com Facebook: https://www.facebook.com/eica.ufs Twitter: @eicaufs.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais