Inscrições para o ProJovem Urbano a partir de segunda-feira

Estão sendo oferecidas 7.200 vagas para Sergipe/Foto: Juarez Silveira

Começam na próxima segunda-feira, 16, as inscrições para o ProJovem Urbano. Estão sendo oferecidas para Sergipe 7.200 vagas distribuídas entre 36 municípios. As aulas ocorrerão em 18 municípios-núcleos instalados em todo o estado.

Para a implementação do ProJovem Urbano em Sergipe, o Governo Federal investiu R$ 22 milhões, que serão aplicados em ações estruturais e operacionais. Podem se inscrever no programa, jovens que tenham entre 18 e 29 anos, saibam ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental. As inscrições prosseguem até o dia 20 de março.

O aluno matriculado no programa vai concluir o Ensino Fundamental em 18 meses. Ele terá aulas de informática e pode optar por uma qualificação profissional nas áreas de Agroextrativismo; Construção e Reparo I; Serviços Pessoais; Telemática ou Turismo e Hospitalidade. O estudante também receberá fardamento para identificação e alimentação escolar. Aquele que tiver 75% de frequência terá direito a uma bolsa- incentivo de R$ 100 por mês.

As inscrições serão feitas na sede dos 18 municípios-núcleos. Para a matrícula são necessárias originais e cópias da carteira de identidade, comprovante de residência e histórico escolar. A meta do programa é matricular 400 alunos por município-núcleo

Parcerias

A coordenadora do ProJovem, professora Stelamaris Tores Melo,  destacou a contribuição de Movimentos Sociais para a implantação do programa em Sergipe. “Foi imprescindível a contribuição do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) e do Movimento Social Urbano (MSU). A Secretaria de Estado do Trabalho, da Juventude e da Promoção da Igualdade Social (Setrapis), por meio da Coordenadoria Estadual da Juventude, também foi fundamental para a execução do ProJovem”, revelou.

“O ProJovem é a concretização de mais um compromisso assumido pelo Governo de Sergipe em prestar um atendimento escolar de qualidade aos nossos jovens. O programa irá proporcionar que o aluno conclua o Ensino Fundamental em 18 meses com uma qualificação profissional”, explicou.

Turmas inclusivas

O ProJovem Urbano reservou 36 vagas para alunos com deficiência auditiva, distribuídas em 6 turmas.  O Centro de Referência em Educação Especial de Sergipe (CREESE) vai informar ao programa os alunos com a deficiência e também se responsabilizará pela sua inscrição e acompanhamento. As aulas acontecerão em turmas inclusivas com a presença de intérprete em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Fonte: Seed
 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais