Inscrições para os cursos da Educação Profissional começam dia 29

(Foto: arquivo Seduc)

Além do começo da terceira fase da matrícula online para estudantes que desejam ingressar na Rede Pública Estadual, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento da Educação (DED) e do Serviço de Educação Profissional (Sepro), divulga o início do Processo Seletivo para as matrículas dos cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em nível de Ensino Médio e Subsequente. As inscrições seguirão do dia 29 de janeiro até 6 de fevereiro, também pelo Portal da Matrícula, disponível no endereço https://matriculaonline.seduc.se.gov.br.

O edital Nº 04/2024/GS/SEDUC, referente às ofertas de cursos técnicos de nível médio na forma subsequente, pode ser acessado no Portal da Seduc em seduc.se.gov.br, na aba ‘Editais e Seleções’. O quadro de instituições educacionais, cursos e vagas disponíveis para inscrição no Portal da Matrícula estão disponibilizados ao final do edital.

Os cursos técnicos subsequentes são de nível médio, ofertados para quem já concluiu o Ensino Médio. O processo seletivo tem como objetivo o preenchimento de 2.385 vagas para o ingresso de alunos nas instituições educacionais estaduais ofertantes de Educação Profissional e Tecnológica, distribuídas em todo estado de Sergipe. Atualmente, existem 14 instituições que ofertam especialmente o ensino profissionalizante, além de escolas de Ensino Médio que são ofertantes desta modalidade.

Processo seletivo

É importante lembrar que os alunos inscritos nos cursos EPT no Portal da Matrícula ainda não estão efetivamente matriculados. De acordo com o diretor de serviço do Sepro, professor Francisco de Assis, os candidatos deverão entregar o comprovante de inscrição on-line após efetivação, em envelope, na instituição educacional que oferta o curso escolhido.

Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato deve ter idade mínima de 16 anos, ter Ensino Médio completo e disponibilidade de frequentar as aulas presenciais no turno selecionado e nos sábados letivos de reposição ou complementação de carga horária. Há uma ressalva para cursos específicos do eixo tecnológico em saúde, que exigem idade mínima de 18 anos.

“É necessário apresentar documentos comprobatórios para composição da lista de classificação, sendo eles a carteira de identidade (original e cópia) e o histórico de conclusão do Ensino Médio (original e cópia legível) constando as médias finais das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática”, citou o diretor.

Serão consideradas as médias finais das disciplinas citadas para apuração da média aritmética, que levará à classificação dos alunos e à efetiva matrícula no curso indicado, de acordo com as vagas no edital do processo seletivo.

Levando em consideração o sistema modular presente na EPT, o aluno que já estuda na rede estadual e concluiu o módulo terá matrícula confirmada de forma automática até o dia 15 de fevereiro de 2024, sendo efetuada pela própria escola, por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Cabe aos pais e/ou responsáveis, ou até mesmo ao próprio aluno, comparecer à secretaria da escola, no prazo de 15 dias após o início do semestre letivo, para assinar a ficha de matrícula e apresentar documentação pendente caso necessário.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 9 de fevereiro nas instituições educacionais ofertantes de EPT que constam no edital.

Com informações da ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais