Instituições que ofertam bolsas são visitadas

(Foto: Divulgação)

Até dezembro próximo, avaliadores do Ministério da Educação vão visitar cerca de 350 instituições ofertantes de cursos da Bolsa-Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em todo o país. O objetivo da inspeção é verificar as condições de oferta, a satisfação dos estudantes e as regras definidas na regulamentação do programa. Os dados servirão para traçar diretrizes para as próximas etapas do programa.

A Bolsa-Formação do Pronatec garante aos jovens e trabalhadores o acesso a cursos técnicos e de formação inicial e continuada (FIC) nas redes públicas de educação profissional, nos serviços nacionais de aprendizagem do Sistema S e em instituições particulares. Entre 2011 e 2014, a iniciativa respondeu por 4,3 milhões de matrículas em mais de 4 mil municípios brasileiros.

“O monitoramento é uma oportunidade para verificarmos o desenvolvimento dos cursos e a permanência e êxito dos alunos”, disse o titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, Marcelo Feres. De acordo com a diretora de políticas de educação profissional e tecnológica da Setec, Nilva Schroeder, na escolha das instituições foram observados critérios como a distribuição de vagas por rede ofertante, a região do país e o índice de abandono dos cursos. “Nosso objetivo é a construção de uma amostra consistente da oferta da Bolsa-Formação, de forma que possamos observar as condições de oferta das instituições de ensino e do público atendido”, afirmou.

Pronatec

Criado em outubro de 2011, o programa tem como proposta expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes para jovens e trabalhadores, de forma a promover a inclusão social e o aumento da competitividade e da produtividade no país. O Pronatec também atua na melhoria da qualidade do ensino médio, em articulação com a educação profissional.

São ofertantes do Pronatec os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, as redes estaduais de educação profissional, os serviços nacionais de aprendizagem e instituições particulares.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social, com informações da Setec

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais