Instituto Militar de Engenharia abre processo seletivo

Abertas inscrições para processo seletivo de ingresso ao Instituto Militar de Engenharia até 15 de agosto (Foto: Arquivo do CCOMSEx)

O Instituto Militar de Engenharia (IME) está com inscrições abertas para o Concurso de Admissão ao Curso de Formação e Graduação (CFG). Foram disponibilizadas 98 vagas, sendo possível se inscrever até o próximo dia 15 de agosto. Realizado no Rio de Janeiro, o CFG tem a duração de cinco anos letivos e é destinado aos brasileiros que tenham concluído, com aproveitamento, o Ensino Médio. O curso compreende a graduação em uma das especialidades de Engenharia e, simultaneamente, a formação militar necessária ao oficial da ativa do Quadro de Engenheiros Militares (QEM) ou da reserva do Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE).

As especialidades de Engenharia oferecidas são: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação. A escolha da especialidade será realizada ao término do Ciclo Básico, que dura dois anos, segundo a classificação alcançada pelo candidato no referido ciclo e de acordo com o número de vagas e especialidades estipulados anualmente pelo Estado-Maior do Exército.

Podem concorrer brasileiros de ambos os sexos, que devem ter concluído ou estar cursando a última série do Ensino Médio. Para a ativa, são 74 vagas, com os candidatos devendo ter idade mínima de 16 anos de idade e máxima de 22 anos de idade, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFG do IME. Já os candidatos que pretendem integrar a reserva e não desejam seguir carreira militar, devem ter idade mínima de 16 anos e máxima de 21, completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2018, sendo que foram disponibilizadas 24 vagas.

A primeira etapa do processo seletivo será realizada no dia 12 de outubro, com provas nas seguintes cidades: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São Paulo e Vila Velha.

Fonte: Exército Brasileiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais