Intercâmbio melhora aprendizado em línguas estrangeiras

Intercâmbios são principais instrumentos de aprimoramento em línguas estrangeiras (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O intercâmbio é uma ótima opção para aprimorar a aprendizagem de uma língua estrangeira. Diversos países oferecem programas para que jovens possam conhecer a cultura e idioma locais. Em Sergipe, as buscas permanecem altas, segundo Antelmo Alves, diretor geral de uma rede de escolas de idiomas. Ele comenta que o interesse é grande por causa da eficácia dos estudos fora do país. “O contato com a língua estrangeira vai ser constante, seja nas ruas, na televisão ou na relação com outras pessoas”.

Várias modalidades de intercâmbio podem ser adquiridas, como o Au Pair, que oferece o babysitting –  um serviço de babás, comum, principalmente, nos Estados Unidos. Outro tipo bastante procurado é o study and work, que permite aos alunos estudar e trabalhar na cidade escolhida. É comum que alunos fiquem em residências estudantis ou em casas de famílias nativas, que se inscrevem em programas para receber intercambistas.

De acordo com uma agência de intercâmbio de Aracaju, alguns dos destinos mais procurados são Canadá, Dublin, Austrália e Estados Unidos. A África do Sul, que oferece trabalhos voluntários e atuação em projetos sociais também é bastante buscada.

Além do ensino de idiomas, podem ser cursados ensino médio e pós-graduações. O tipo de intercâmbio depende do interessado e influencia diretamente no preço, que pode variar entre R$2700 e R$15 mil. A viagem depende da aceitação da instituição de ensino.

Experiência

Jéssica Vieira, jornalista, já fez dois intercâmbios para aprimorar a fala na língua espanhola: passou um mês em Buenos Aires e outro em Barcelona, em dois anos diferentes. Para ela, a viagem é fundamental para que o desenvolvimento de um idioma estrangeiro seja mais proveitoso. “Não há experiência melhor do que morar com alguém que fale a língua nativa. Além da questão linguística, tem um grande aprendizado, que me fez ter uma conscientização maior tanto sobre a minha cultura quanto em relação às outras”, comenta.

O intercâmbio teve como objetivo melhorar o idioma, mas também rendeu um curso de moda em Barcelona e proporcionou melhoria no currículo. A jornalista recomenda este tipo de aprendizado e revela: “Já quero fazer outro”. 

Por Victor Siqueira e Jéssica França

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais