Diretor geral do Yázigi em Aracaju comenta a necessidade da fluência em inglês no dia-a-dia / (Foto: Portal Infonet) |
Em tempos de convergência midiática, o crescimento das interações entre pessoas de outros países, seja através de jogos, redes sociais e outros meios de comunicação online, se dão principalmente pela língua inglesa. E com a grande presença do inglês em quase todos os espaços da internet, surgem também outros métodos não convencionais de ensino, que podem ser eficazes por si só ou apenas complementar um estudo mais tradicional. Para esclarecer, o Portal Infonet conversou com Antelmo Alves, diretor geral da rede Yázigi em Aracaju.
Portal Infonet – Qual a importância de se dominar a língua inglesa num mundo tão unificado em rede?
Antelmo Alves – Há dez ou quinze anos atrás, não tínhamos um mundo tão globalizado assim. E, de lá para cá, uma das exigências do mercado do trabalho é que as pessoas se comuniquem cada vez mais, e com a difusão da internet, as buscas em rede aumentaram. 70% ou mais do conteúdo da internet está em inglês, e se a pessoa não domina as quatro habilidades de ler, entender, escrever e falar, estão fora do mercado de trabalho e do mundo.
Portal Infonet – Com a expansão do acesso a internet e do contato com a língua inglesa, o que mudou no método de ensino de vocês?
AA – Sempre fomos pioneiros no ensino de idiomas, e sempre buscamos inovações. Nos anos 90, foi criada uma plataforma onde o aluno interage com pessoas para treinar o ouvido e vocabulário, que dura até hoje, chamada House of English. Hoje houve uma evolução e chama-se chama why connect. Hoje a tecnologia se alia à parte escrita, leitura e conversação com o uso do portal, através de smartphones ou tablets em sala de aula.
Portal Infonet – Sob a perspectiva de um diretor de escola de idiomas, qual a opinião acerca do novo modelo de buscar a aprendizagem através de aplicativos ou canais de youtube? Você acredita que podem ser eficazes?
AA – Vai sempre existir a aula presencial. É preciso que um aluno esteja num modelo tradicional, onde será trabalhado o ouvido, a fala, trocando informações com outros colegas. As plataformas ajudam, mas não são 100% eficazes, apesar de você também poder conversar com outras pessoas. Essa interação é a mais importante e as plataformas podem auxiliar, mas por si só, não são suficientes para tornar alguém fluente.
Portal Infonet – Vocês os consideram como concorrentes?
AA – Sim, é um concorrente, dentre vários. Mas as escolas de inglês tem o know-how para fazer alguém fluente. Existem também as escolas bilíngues, que ensinam todas as disciplinas em inglês, além das escolas de idiomas e das universidades, que hoje possuem centros de ensino de língua estrangeira.
Portal Infonet – Ainda podemos dizer que a língua inglesa ainda é a universal? Por conta do interesse em outros idiomas, a busca por aprender inglês caiu?
AA – Não, de forma alguma. O inglês é fundamental na vida de qualquer cidadão. Qualquer interação internacional se dá através do inglês mesmo. Pessoas de dois países diferentes vão conversar em inglês, uma parcela pequena da população busca aprender outras línguas por interesse pelo país específico, como francês. A maioria dos filmes, conteúdos de redes sociais ou congressos internacionais são feitos em inglês, e cada vez mais, neste mundo moderno, tem tido uma importância maior.
Portal Infonet – Como é utilizada a retórica em sala de aula para adquirir o interesse de um aluno em inglês?
AA – É o que chamamos de abordagem comunicativa. Uma imposição de tema pode ser desinteressante. Nós tratamos de temas específicos, falando de coisas que têm a ver com cada aluno, respeitando seu conhecimento, e a sua realidade. Isso faz com que as pessoas se estimulem a vir às aulas e aprender.
Portal Infonet – A busca pela língua espanhola é grande?
AA – Muito pouca. Diria que 98% dos nossos alunos fazem inglês e apenas 2%, espanhol. Isso talvez se dê por causa da falsa semelhança entre português e espanhol, e as pessoas acham que entendem, mas é uma língua difícil.
Portal Infonet – E as diferenças entre o inglês estadunidense e o britânico? É abordado nas salas de aula?
AA – O mais importante é a comunicação. Não existe inglês mais correto, o que há é alguns significados diferentes entre as duas línguas, mas isso não prejudica o entendimento da língua.
Por Victor Siqueira e Raquel Almeida
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