(Foto: Ascom Sejuc) |
Acreditando na educação como principal porta de acesso para a ressocialização dentro do sistema prisional, a Secretaria de Estado da Justiça e Direito ao Consumidor (Sejuc), firmou parceria com a SEED para otimizar a educação dentro das unidades prisionais.
Para proporcionar boas condições de estudo aos internos dos presídios sergipanos, o atual coordenador pedagógico da Sejuc, Genaldo Freitas Lima, através do seu trabalho junto a Secretaria de Educação já vem realizando algumas ações, visando o exame do Enem que está previsto para a próxima semana nos dias 01e 02 de dezembro.
"Um exemplo básico dessa vontade de mudar é que o Enem e o supletivo, neste ano, inscreveram três vezes mais pessoas do que no ano passado. Estamos fazendo uma força tarefa entre Seed e Sejuc para que as coisas realmente aconteçam. Durante o período letivo do ano que vem, 2016, iremos intensificar ainda mais os aulões", disse.
Na última segunda-feira, 23, foram promovidos aulões de revisão nos presídios Juiz Manoel Barbosa de Souza (Tobias Barreto), Cadeião (Nossa Senhora do Socorro), Complexo Penitenciário Advogado Antonio Jacinto Filho (Aracaju), Presídio Regional Senador Leite Neto (Nossa Senhora da Glória), para preparação dos internos para os exames. Foram oferecidas aulas de disciplinas como matemática, português, redação, geografia e história, essas que são básicas para o Enem.
Ainda nesta semana, entre os dias 24 e 25, foi a vez do HCTP e do Prefem receber os aulões e assim como as demais unidades, receberam também a aplicação dos Exames Supletivo do Ensino Fundamental e Médio. Ao todo, foram mais de 200 internos inscritos em todo o sistema prisional de Sergipe.
A coordenadora pedagógica do Prefem, Edjane Lima Marinho, se mostrou satisfeita com a parceria entre Sejuc e Seed, por entender a importância da educação dentro da unidade como forma de oferecer um novo caminho para as internas. "Essa é a primeira vez que a Secretaria de Estado da Educação faz essa parceria conosco, é um fato inédito. Esse é um direito que elas têm e que hoje está sendo colocado em prática. Aqui elas têm acesso aos livros, mas com a participação dos professores torna-se muito melhor", disse.
Os internos tem se mostrado entusiasmados com as ações de educação dentro das unidades, por ver nos estudos uma esperança para uma nova vida ao sair da prisão. "Isso traz uma oportunidade de, efetivamente, nos colocar no patamar de ressocialização para todos nós que cometemos algum delito e estamos à margem da sociedade. Através desse aulão nós temos a oportunidade de recomeçar e voltar ao convívio social da forma mais racional possível", afirmou, J.K.O, interno do presídio de Tobias Barreto.
Nesta quinta e sexta-feira o Exame Supletivo será aplicado no Copemcan em São Cristovão e Premabas também no município de Tobias Barreto. As expectativas para o Enem na semana que vem são as melhores para o secretário Antônio Hora Filho, que como educador por profissão, acredita na educação para melhores condições de ressocialização dentro dos presídios sergipanos, e neste sentido, através da Sejuc tem investido na área dentro das unidades.
Fonte: Assessoria de imprensa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B