![]() |
Mais de dois estudantes participaram de caminhada pela cidade (Foto: divulgação) |
Uma grande caminhada com a presença de cerca de dois mil estudantes e professores pelas ruas da cidade de Itabaianinha chamou a atenção dos moradores e comerciantes da cidade para uma luta que vem sendo travada na região: Pela implantação de um campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) no Sertão do Rio Real, que abarca cinco municípios sergipanos inclusive Itabaianinha.
Por apoiar a ampliação e a interiorização do ensino público superior e por acreditar que a chegada da uma universidade potencializará o desenvolvimento da região, o mandato democrático e popular da deputada Ana Lúcia esteve presente no ato público, realizado na tarde desta quinta-feira, 8.
Ana Lúcia vem defendendo publicamente e apoiando a luta de professores e estudantes da região do Sertão do Rio Real pela implantação de um campus da UNIVASF no local. Em setembro deste ano, ela apresentou um requerimento apelando à presidenta Dilma Rousseff e ao Ministro da Educação Aloisio Mercadante a criação do campus. O pedido de Ana Lúcia reforça as solicitações já feitas pelo senador petista Walter Pinheiro, que tem defendido a criação de mais um pólo da universidade junto ao Ministério da Educação.
A estudante do terceira série do ensino médio do Grêmio Escolar Serrano Maria José, explica que um aluno de Itabaianinha gasta quase cinco horas por dia para ir e voltar a uma cidade que tenha universidade pública presencial. "Eu não acho justo pagar a mesma quantidade de impostos das pessoas que moram na cidade que tem universidade e pagar mais caro para o transporte até lá", critica.
Maria José ressalta ainda que além de sair prejudicado financeiramente, o aluno que mora distante da cidade onde estuda também tem menos tempo para estudar."Além disso, eles estão arriscando a vida, pois o índice de acidentes nas estradas é muito alto", aponta.
O estudante do terceiro ano do ensino médio Marcos Emanuel Vilanova, acredita que a implantação da UNIVASF significa mais que educação superior pública para a juventude. "A universidade irá trazer desenvolvimento econômico e cultural para nossa região", resume o estudante de 17 anos.
Para a estudante Mirelle, a chegada de uma universidade a uma cidade como Itabaianinha faz movimentar a economia local. "A construção de casas para a morada destes estudantes, por exemplo, fará movimentar a construção civil, o que irá gerar novos empregos para a cidade", exemplifica a estudante que também cursa o terceiro ano do ensino médio e está prestes a ingressar na universidade. "No entorno da universidade também serão construídas lan houses, restaurantes, papelarias, entre outros pontos comerciais", avalia a adolescente de 17 anos.
Maria José destaca ainda o papel da pesquisa, um dos eixos obrigatórios para as universidades, no âmbito do resgate cultural da região. "Uma universidade local se interessar em pesquisar a historia da cidade, fatores culturais e históricos da nossa região. Então, culturalmente falando a cidade só tem a ganhar com a implantação de uma universidade", destaca a estudante.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Mandato da Deputada Ana Lúcia