|
Materiais da construção civil são analisados pelo ITPS (Fotos: Portal Infonet) |
O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) suspendeu temporariamente as atividades no laboratório de análise da resistência no setor de construção civil. As análises testam a qualidade e resistência dos materiais antes de serem utilizados nas obras.
“As atividades no laboratório foram suspensas por falta de coordenador, sendo que temos um engenheiro civil e cinco técnicos de edificação desviados de função. O trabalho de análise é muito importante, pois é o único laboratório na área da construção civil que realiza essas análises no Estado”, explica o presidente da Associação dos Servidores do ITPS, Jorge Eduardo Alves.
As construtoras de médio e pequeno porte utilizam os serviços para testar a resistência do material empregado na construção como tijolos, concretos, britas e areia. As análises foram suspensas desde 20 de abril por falta de um coordenador no laboratório, segundo informações da Associação.
|
Técnico em edificações, Jorge Eduardo Alves |
O presidente da Associação ainda destaca que as empresas terão que procurar os serviços de análises em outros estados. “O laboratório de análises de resistência de concreto realiza esses ensaios a há 30 anos atendendo não só a construção civil como a análise de resistência de outros materiais. A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por exemplo, também envia material como as algemas para análise de resistência”, afirma o técnico de edificações Jorge Eduardo.
ITPS
De acordo com a diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby de Macedo, as análises foram suspensas temporariamente. “O laboratório não vai fechar, as atividades foram suspensas para solucionar problemas internos quanto ao números de funcionários. E existe uma empresa privada no Estado que também realiza essas análises”, diz.
A diretora ainda ressalta que o laboratório de análises de resistência não é o carro-chefe do ITPS. “Este ano tivemos um aumento significativo de análises nos laboratórios. Este aumento não foi do laboratório em questão, pois ele apresenta um número reduzido de demandas”, acrescenta.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B