|
Programa formou 160 jovens (Fotos: Portal Infonet) |
O Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA) realizou na tarde desta sexta-feira, 18, no Espaço Sobre as Ondas, a solenidade de formatura de 160 jovens de 12 municípios do estado. Matriculados em diversos cursos da área de petróleo e gás, os alunos tiveram acesso gratuito à formação teórica de um ano e seis meses e prática de 6 meses na empresa Petrobras.
O programa que está em sua 2ª edição, foi responsável pela qualificação profissional de cerca de 350 jovens. Entre os diversos cursos oferecidos estão Eletricista Predial, Mecânica Industrial, Eletrônica Industrial e Administração de Redes.
Para Jéssica Santos de Oliveira, 19, aluna do cursos de mecânica industrial, o curso trará novas oportunidades para sua vida. “O programa foi muito importante em minha vida, pois pude aprender coisas novas e adquirir uma qualificação profissional. Daqui pra frente, vou me esforçar para melhorar ainda mais e aproveitar a experiência que adquiri na empresa”, comenta.
|
Jéssica Oliveira foi aluna do curso de mecânica industrial |
José Marcos Santos, 19, espera ansiosamente pelo momento de ingressar no mercado de trabalho. “A experiência de trabalhar em uma grande empresa nos ajuda a seguir em frente na busca de novos trabalhos. Me identifiquei com esta profissão e agora que concluí o curso, pretendo trabalhar na área e procurar outras oportunidades que me ajudem a crescer profissionalmente”, explica.
O gerente de comunicação da Unidade de Operação Alagoas-Sergipe, Luiz Roberto Santana, reafirma a importância do curso. “Dar a oportunidade para que as pessoas tenham acesso ao conhecimento é uma iniciativa de grande relevância não só para o momento presente, como também para o futuro destes jovens. Sem dúvida, eles serão responsáveis por trazer grandes benefícios para o nosso país”, opina.
Programa
O programa tem o objetivo de proporcionar qualificação profissional e inclusão do mercado de trabalho para jovens que de 17 a 19 anos que estudem a partir do 9º ano do ensino fundamental. A Petrobras oferece carteira assinada, jornada de quatro horas diárias, salário mínimo integral, ticket refeição, 13º salário, férias junto às férias escolares, vale transporte, FGTS e assistência previdenciária.
|
Aluno José Marcos Santos |
Municípios
Atualmente, além de Aracaju, o programa atende os municípios de São Cristovão, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro. Laranjeiras, Maruim, Rosário do Catete, Carmópolis, Japaratuba, Estância, Itaporanga e Umbaúba.