Jovens do Santa Maria combatem evasão escolar

Jovens visitam Colégio Vitória do Santa Maria (Foto: Pritty Reis)

O Espaço Cuidar do Santa Maria, mantido pela Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), juntamente com os jovens da comunidade, criou um grupo com o objetivo de elaborar relatório dos índices de evasão e reinserir esses alunos à prática escolar. Durante esta semana, o Juventude do Santa Maria em Ação (Jusama) está visitando residências de alguns adolescentes que se afastaram da escola para identificar as causas. O grupo também está fazendo um diagnóstico do aluno ingressante com tendência de abandono escolar.

O Jusama é formado por alunos e ex-alunos do Colégio Estadual Vitória do Santa Maria e as atividades dos integrantes do grupo são consideradas de interesse público. José Marcos Santos, 18 anos, um dos integrantes do Jusama, destaca as ações do grupo. “Queremos mostrar para os jovens do Santa Maria as oportunidades, inclusive as que são ofertadas pelo Espaço Cuidar. Com certeza é mais viável investirmos em cursos profissionalizantes do que se deixar levar pelo mundo do crime e das drogas. Hoje estamos visitando alunos da escola do nosso bairro, que por algum motivo pararam de frequentar as aulas. Queremos saber o motivo da evasão, queremos saber o que a gente pode fazer para que esses jovens voltem para a escola. Parar de estudar não é o caminho”, enfatizou José Marcos.

O diretor do Colégio Vitória do Santa Maria, Alex Fabiano Gonçalves, elogia a iniciativa dos jovens do Jusama. “A gente quanto gestão da escola vê a iniciativa desses jovens com bons olhos, que são ex-alunos deste estabelecimento de ensino e tentam resgatar os alunos que por algum motivo se evadiram do colégio. Esse é também o nosso objetivo, o trabalho do Jusama está corroborando com a formação dos jovens do Santa Maria, bairro que tem uma necessidade de atenção mais alargada. Aplaudo esses jovens e as portas do Colégio Vitória do Santa Maria estão sempre abertas para eles”, disse o direto Alex Fabiano.

Para a Coordenadora do Espaço Cuidar do Santa Maria, Lucivânia Ferreira, o empenho dos jovens do Jusama é contagiante e já começa a dar resultados. “Há muitos motivos que levam o aluno a deixar de estudar – a necessidade de entrar no mercado de trabalho, a falta de interesse pela escola, dificuldades de aprendizado que podem acontecer no percurso escolar, doenças crônicas, falta de incentivo dos pais, mudanças de endereço, envolvimento com drogas, gravidez na adolescência e outros. O Espaço Cuidar apoia e coordena esses jovens, estamos nos reunindo constantemente para traçarmos ações. Inclusive, em setembro faremos um evento aberto ao público, ‘A Semana da Juventude do Santa Maria’”, destacou a coordenadora.

“Nós, os assistidos pelo Espaço Cuidar, temos essa preocupação em reduzir a evasão escolar. Aplicamos questionários nos alunos que se afastaram do colégio e depois iremos fazer um levantamento para sabermos os principais motivos da evasão. Outra preocupação nossa é que o aluno que está regular na escola não pare de estudar. Aproveitamos a oportunidade e quando visitamos esses adolescentes, fazemos questão de mostrar que o Espaço Cuidar oferece uma série de atrativos. Temos que resgatar esses jovens”, disse Everton dos Santos, 21 anos, que é assistido pelo Espaço Cuidar.

Fonte: Seidh

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais