Lagarto: alunos protestam contra a falta de transporte

Estudantes estão sem transporte escolar há três semanas (Fotos: Facebook/PortalSintese)

Estudantes dos colégios estaduais Abelardo Romero Dantas e Silvio Romero, localizados no município de Lagarto, realizaram uma manifestação na manhã desta segunda-feira, 29, com caminhada pelas ruas da cidade. Os alunos usaram faixa para expor a revolta a falta de transporte escolar e com as condições estruturais destas unidades escolares.

João Batista, presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Romero Dantas, explica que o problema com o transporte escolar acontece há três semanas por causa de um impasse entre Estado e Município de Lagarto em relação aos recursos. “O Estado não repassou o dinheiro ao Município e o serviço foi suspenso. Tem aluno que está gastando R$ 8 ou R$ 10 todo dia só para chegar até a escola. A frequência escolar está baixíssima porque a maioria dos alunos não tem como gastar esse dinheiro. A situação ainda é pior para quem vem dos povoados, pois mesmo vindo em grupo, os alunos estão sendo assaltados”, detalha.

As condições das escolas, principalmente no caso do Colégio Abelardo Romero, também são motivos de reclamação dos alunos. Eles reivindicam a reforma da quadra de esportes que está interditada, a limpeza de um terreno que virou matagal nos fundos da escola e a instalação de 13 aparelhos de ar-condicionado, que já estão na unidade escolar, porém guardados em uma sala de aula. "Fizemos abaixo assinado, mas nada foi resolvido", lamenta.

Legenda

Seed

O assessor de comunicação da Seed, Elton Coelho, explicou que a Secretaria reconhece a dívida e que neste momento de dificuldades financeiras, a prioridade é o pagamento da folha salarial. Ainda de acordo com Elton, a expectativa é de que na próxima semana a Seed possa sinalizar uma solução para o problema.

Sobre os problemas estruturais, Elton Coelho explicou que há 82 escolas passando por micro reformas e que de outras 38 unidades, 15 foram reinauguradas e 23 serão modernizadas. Ainda de acordo com o assessor, assim como as demais escolas da rede, as escolas citadas na matéria, receberão pequenas reformas até a chegada das grandes reformas.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais