Lagarto: professores ocupam prefeitura e cobram salário

Categoria vai discutir o problema com o prefeito Lila Fraga (Foto: Sintese)

Depois de protestar e ocupar o prédio da Prefeitura de Lagarto, os professores da rede municipal de ensino conseguiram nesta segunda-feira, 25, agendar uma reunião com o prefeito Lila Fraga para discutir o atraso no pagamento dos salários da categoria.

Além da insatisfação com o atraso do salário referente ao mês de março, os professores de Lagarto pretende cobrar na reunião marcada para o dia 27, o reajuste do piso salarial, que não é concedido desde 2013.

Conforme informações da vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Sergipe (Sintese), Ivonete Cruz, a categoria decidiu suspender a ocupação depois de se reunir com representantes das secretárias de Finanças e Planejamento de Lagarto e obter a garantia que os salários serão pagos no dia 29 e de que o prefeito Lila Fraga receberá os professores.

“Os professores de Lagarto decidiram suspender a ocupação, mas manter o estado de vigília. Nesta terça-feira, 26, eles irão montar uma vigília durante uma audiência no Tribunal de Contas, e na quarta-feira, 27, durante a audiência com o prefeito Lila Fraga”, explica Ivonete.

Ainda de acordo com Ivonete Cruz, a possibilidade de greve não está descartada. “Os professores não retornarão às atividades caso não seja garantido o pagamento dos salários dentro do mês. O Sintese tem dados que comprovam que o Município tem cursos suficientes vindo do Fundeb para manter o pagamento regularizado”, destaca.

Na segunda-feira, 2 de maio, a categoria se reúne novamente para uma assembleia que discutirá o andamento das negociações.

Lagarto

O prefeito Lila Fraga reconheceu que os atrasos nos salários são constantes e destacou a queda nos repasses do Governo Federal como principal causa. Lila Fraga disse ainda que não tem expectativa de pagar os salários em dia, que o município está tendo que usar recursos próprios e que houve uma queda de pelo menos R$ 700 mil nos repasses. "Não vejo expectativa de pagar os salários em dias. Só se o Governo melhorar os repasses e honrar os seus compromissos", afirmou. O prefeito garantiu que sempre esteve aberto às negociações e que os detalhes das contas do Município estão expostos no Portal da Transparência.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais