Lançada a 4ª edição do Selo Unicef em Sergipe

Sergipe participa desde 2006 do selo (Fotos: Portal Infonet)

Foi lançada nesta quarta-feira, dia 30, a 4ª edição do Selo Unicef Município Aprovado edição 2013-2016. O encontro teve a participação de prefeitos do semiárido sergipano e representantes da sociedade civil organizada. Sergipe participa do selo desde 2006.

O objetivo do selo é para que os municípios trabalhem para avançar indicadores sociais, que prevê, o compromisso da garantia da inclusão a crianças que vivem no semiárido, incluindo em seu cotidiano o direito de sobreviver e desenvolver sua cidadania plena.

A coordenadora do Unicef (SE/BA), Helena Oliveira disse esperar que os prefeitos aceitem o convite e participem do selo. “A cerimônia significa um momento de mobilização dos municípios para a adesão ao selo UNICEF. Então, nós convidamos todos os municípios que pertencem ao semiárido sergipano para participar desse desafio de se inscrever e cumprir algumas metas e indicadores para melhoria nos direitos das crianças e adolescentes", afirma.

Helena Oliveira convida os prefeitos a participarem do selo

Helena Oliveira esclarece ainda de que forma os municípios podem participar. “Os municípios participam no momento em que assinam um termo de adesão que vai ao longo da sua gestão até 2016. Ele realiza uma série de ações estratégicas de políticas públicas previstas constitucionalmente na agenda municipal em áreas da saúde e educação, por exemplo. São 27 ações estratégicas e o município tem três anos para cumprir as ações. O prefeito se articula com as secretarias e lideranças comunitárias para estimular a participação democrática e fazer com que o município ganhe pontos. Ao final em 2016, se os indicadores tiverem melhorados, os pontos são reafirmados e ele premiado”, afirma.

Inscrições

Os municípios sergipanos têm até o dia 14 de novembro para se inscrever. Basta acessar o site do Unicef e baixar o termo de adesão. O prefeito assina e encaminha pelo correio eletrônico ou aéreo.

Raquel Bispo ao lado do pai Roberto

Na última edição do selo, Sergipe contou com a participação de 49 municípios. “Chegamos a 16 finalistas em condições boas de mudanças de indicadores, porém apenas cinco foram contemplados com o selo. Então, a gente espera que nessa 4ª edição tenhamos mais ganhadores que significa toda uma agenda de cumprimento e demonstra que esses municípios sabem trabalhar em prol da criança e adolescente”, conta Helena.

Livro

Durante o encontro, a pequena Raquel Bispo de 7 anos,  fez a exposição do seu livro “Ninguém Segura Essa Menina”. Segundo Roberto Bispo, pai de Raquel, o interesse por livros vem desde cedo. “Primeiro é um dom de Deus que ela tem. Segundo, ela vive em um ambiente propício a leitura. Lá em casa só se pode assistir a televisão depois de ler um livro. Nesse livro, ela conta histórias criadas por ela sobre vários animais como macacos, cachorros, fala de como é o convívio dela com os amigos, também reconta clássicos da literatura”, se orgulha Roberto.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais