![]() |
(Foto: Ascom) |
O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca de bala) participou na tarde de terça-feira, 25, de audiência pública promovida pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFS), com o objetivo de debater problemas na segurança pública, precariedade no transporte e expansão do campus das artes na cidade histórica. Desde o início do mês, um amplo debate está sendo realizado com o intuito de encontrar uma solução para as questões apontadas.
No evento, foram convidados também, representantes da secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDURB), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o promotor do Ministério Público Estadual (MPE), em Laranjeiras, Walter César Nunes e o Juiz Amintas Noronha.
Mais uma vez, o prefeito Juca de Bala reafirmou o compromisso de buscar soluções junto com a UFS e os estudantes para que a instituição continue em Laranjeiras e ofereça uma estrutura de qualidade e que sejam disponibilizados aos alunos, professores e funcionários serviços de segurança e transporte a contento.
"Desde o início da administração, cobramos do Estado mais segurança não só para os estudantes da UFS, mas também para toda a população. Entretanto, agora que o problema se agrava ainda mais nos reunimos novamente com o capitão Jorge Cirilo, da 3ª companhia do 2º BPM e o tenente Lenivaldo e pedimos mais efetivo e intensificação nas rondas policiais. Assim como, disponibilizamos o serviço da Guarda Municipal para auxiliar na segurança", disse Juca.
Quanto ao transporte, o prefeito acrescentou que: "também estamos cobrando do Estado uma fiscalização mais rigorosa, e das empresas, para oferecer ônibus novos e com horários regulares. Para a expansão do campus, a nossa administração está mantendo diálogo com os representantes da UFS, dos estudantes e do IPHAN, para encontrarmos soluções de curto e médio prazos, assim como um espaço adequado para a ampliação da universidade. É importante mantermos a UFS em Laranjeiras e para isso, não vamos medir esforços e vou me engajar nessa luta com vocês. Juntos avançaremos muito mais", destacou Juca.
Mediador da mesa e dos debates, o Vice-reitor da UFS, André Maurício Conceição de Souza destacou que as discussões estão avançando e a UFS também está tomando providências. "Também estamos cobrando do Estado mais policiamento, porém vamos ampliar o número de seguranças particulares aqui no campus e colocamos à disposição dos estudantes ônibus intercampus para facilitar o deslocamento, principalmente no período noturno. Quanto à expansão, estamos contando com o apoio integral da Prefeitura, que se dispôs a nos ceder prédios e espaços para melhorar a nossa estrutura. Estamos juntos e vamos avançar muito mais", ressaltou o vice-reitor.
Representando o poder judiciário, tanto o promotor Walter César Nunes, quanto o juiz Amintas Noronha, garantiram o apoio para as melhorias dos serviços oferecidos aos estudantes. "Estamos à disposição no que for preciso para a melhoria no transporte, na segurança e na expansão do campus. Nos procurem no Fórum e denunciem as irregularidades", afirmou o promotor.
Em discurso, o juiz Amintas Noronha reforçou as palavras do promotor e revelou um diagnóstico dos crimes em Laranjeiras. "Quero informar-lhes que 95% dos crimes hoje praticados em Laranjeiras é decorrente do uso de drogas e nós estamos trabalhando diariamente na repressão. Contudo, sabemos que para reduzirmos é importante desenvolver a base familiar e a qualidade da Educação, não só em Laranjeiras mas em todo o Brasil. Hoje, combatemos a consequência, mas temos que atuar na causa", frisou.
Fonte: Ascom