![]() |
Livro foi produzido por alunos e professores de escola em N. Sra. das Dores (Fotos: Portal Infonet) |
Alunos e professores de uma escola da rede pública, localizada em Nossa Senhora das Dores, lançaram na noite desta quinta-feira, 18, o livro “Histórias de alunos: Construção Historiográfica no Colégio Estadual Professor Fernando Azevedo”. A publicação traz biografias do patrono, que empresta o nome da escola, além contar a história de ex-diretores e personalidades conhecidas na cidade.
A obra contou com a colaboração de 49 alunos do ensino médio da escola, que coordenados pelo professor Luiz Carlos de Jesus, fizeram uma vasta pesquisa de campo, e a partir de depoimentos de populares, produziram o livro. “O livro é bem recheado e começa com texto falando sobre o nosso patrono Fernando de Azevedo, e sobre a história da escola. São textos diversificados, com biografias de personalidades ou ex-professores, contos, poesias, crônicas e artigos de opinião”, explica o professor Luiz Carlos de Jesus.
![]() |
O professor Luiz Carlos de Jesus foi o idealizador do livro |
A ideia de lançar o livro nasceu de uma reunião na Academia Dorense de Letras e também tem como objetivo incentivar a leitura, resgatando a história do município. “Objetivo era fazer com que os alunos lessem cada vez mais e fizessem uma pesquisa diferenciada em torno dos fatos e das pessoas da cidade”, conta. “A ideia era resgatar a memória do município e registrar fazendo com que eles entendam que as pessoas comuns também são agentes históricos”, completa.
A aluna Larissa Martins foi autora do texto que abordou as transformações da educação através de três gerações. “Eu queria mostrar para as pessoas a minha visão de estudante sobre essas transformações. Ouvi meu avô em eu pai, e coloquei meu ponto de vista sobre os pontos que melhoraram e sobre aqueles que ainda deixam desejar. Acho interessante participar do livro, pois pude colocar minha opinão para as pessoas refletirem”, conta.
![]() |
||
Larissa produziu texto que fala sobre as tranasformações na educação
|
O aluno Matheus Lima contou a história da ex-diretora, Elizete Soares. “Tem muitos alunos que acham que ela foi só uma diretora, mas não sabe que ela e outros diretores contribuíram para chegarmos até aqui. Eu, particularmente, devo muito a esta escola e aos diretores que nos ajudaram”, comenta.
Por Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B