Lixeira na Escola 11 de Agosto prejudica moradores

Lixeira em frente a Escola 11 de Agosto (Foto: Ely Oliveira/Reprodução Infonet)

Moradores estão revoltados com a lixeira que se formou em frente à Escola Estadual 11 de Agosto no bairro Getúlio Vargas. O desabafo foi feito nesta segunda-feira, dia 21, no Ministério Público Estadual (MPE).

Em audiência foi dito pelos moradores que a existência da lixeira em frente à escola foi agravada após a paralisação das obras de reforma na unidade de ensino e devido ao abandono do prédio que se encontra sem vigilância, sendo o local utilizado para a prática de delitos e consumo de substância entorpecente.

Segundo a moradora Ely Oliveira, o local ainda serve como transmissores de doenças. “Nós estamos com dificuldades até de ficar com a janela aberta. A poeira é muita, sem contar nos insetos existentes que podem ocasionar doenças aos moradores”, reclama.

Já o morador, José Milton Oliveira, denuncia a falta de segurança no local por conta da entrada de meliantes na unidade de ensino. “As obras eram para ser concluídas em junho. Tem moradores que quando chegam em casa são assaltados por pessoas de bicicleta. Na verdade quem toma conta do prédio é a malandragem”, afirma o morador.

Audiência aconteceu no MPE

Na tentativa de solucionar o problema, o MPE solicitou a implantação de vigilante da SEED durante 24 horas, ou pelo menos até às 22h para proteção do patrimônio público; reparo no muro da escola no intuito de impedir nova formação de lixeira, bem como a colocação de tapumes para isolamento da área.

Para a SEED foi concedido ainda um prazo de sete dias para pronunciamento da Secretaria relacionada às medidas paliativas que serão implementadas para solucionar o problema da lixeira existente no muro da instituição de ensino.

SEED

Questionada sobre a obra de reforma na unidade de ensino, a representante da SEED, Tainá Matos esclareceu que o contrato com a atual empresa foi rescindido. Ainda segundo ela, a SEED irá se pronunciar ao MPE no prazo estipulado.

Ação

Ely Oliveira e José Milton indignados com a situação

Uma Ação Civil Pública que tramita na 12ª Vara Cível em Aracaju foi movida pelo Ministério Público Estadual no ano de 2009 com base em denúncias publicadas pela imprensa local. Em audiência realizada em setembro de 2012, a Seed informou que estava reavaliando o contrato firmado com uma empresa privada para realização das obras de recuperação da Escola Estadual 11 de Agosto, cuja estrutura física está condenada.

Avenida Allan Kardec

Moradores da avenida Allan Kardec também participaram de uma audiência no intuito de solicitar a retirada de uma caixa coletora existente na localidade, tendo em vista que o local é uma área urbanizada e os moradores estão sofrendo com a queima do lixo provocada por catadores de lixo causando fumaça e incêndio no local.

A promotora Mônica Hardman solicitou praxo de 30 dias para que a comunidade encaminhe abaixo-assinado a promotoria.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais