![]() |
Governo já convocou mais de 2,6 mil aprovados em concurso do Magistério (Foto: arquivo Portal Infonet) |
Desde julho de 2012 até agora, 2.637 professores aprovados já foram nomeados, como resultado do concurso para o Magistério Estadual, promovido pelo Governo de Sergipe, por meio das Secretarias de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e de Educação (Seed). Considerando que a previsão inicial era de 1,7 mil vagas, as convocações superaram todas as expectativas.
De acordo com o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, José Macedo Sobral, essas 2.637 pessoas foram nomeadas por meio de 39 editais de convocação gerais e de oito por convite, que ocorre quando surgem vagas em locais em que não há mais candidato aprovado. "Ainda no ano de 2012 foram publicados dez editais de convocação. E este ano, 2013, já contamos com 29 convocações para levar professores a diversas Diretorias Regionais de Educação (DREs)", revela o secretário.
No segundo semestre de 2013, foram realizadas 11 convocações. Somente no mês de setembro, com apenas 17 dias, o Governo de Sergipe já promoveu quatro convocações. Por meio delas, foram convocados mais 107 aprovados.
Procedimento
Para quem está entre os aprovados do concurso para o magistério de Sergipe, a Seplag orienta prestar muita atenção nos prazos, na documentação e nos exames exigidos para apresentação na Perícia Médica. Segundo a superintendente-geral de Recursos Humanos, Andrea Macedo, os candidatos aprovados no concurso devem ficar atentos a cada convocação.
"A Seplag encaminha telegramas com informações sobre a convocação, data, horário e documentação. Mas, mesmo assim, podem ocorrer problemas para chegar ao domicílio do aprovado, como mudança de endereço ou algum erro nos Correios. Então, a orientação é que cada decreto de nomeação seja visto pelos aprovados e que estes já providenciem a documentação e exames exigidos para a perícia", explica Andrea Macedo.
Para a realização da perícia, o candidato deve estar munido de cópias e originais do RG, CPF, certidão de quitação eleitoral emitida no www.tre.se.gov.br, título de eleitor, certidão de antecedentes criminais, emitida no www.ssp.se.gov.br, e certificado de reservista (para homens). Todos os convocados deverão ainda apresentar cópia do Cartão Cidadão ou extrato do PIS/PASEP, comprovante de residência, conta corrente do Banese (caso tenha) e certificado de conclusão do curso. Caso tenham filhos, devem levar certidão de nascimento deles. Se já é servidor público, apresentar certidão constando não ter sofrido sanções de natureza administrativas, civis ou penais.
Exames
No ato da perícia, os nomeados também deverão entregar os seguintes exames: hemograma, grupo sanguíneo e fator RH, glicemia, sorologia para LUES (VDRL), sumário de urina, parasitológico de fezes, raio-x do tórax (PA e perfil), ECG, videolaringoscopia, exame audiométrico e avaliação psicológica (avaliar estado mental, incluindo atenção e raciocínio).
Além desses exames, os candidatos acima de 40 anos também deverão apresentar teste ergométrico (substituindo o ECG) e lipidograma. Se do sexo masculino, realizar ainda avaliação prostática. Durante os exames clínicos, a Perícia Médica poderá detectar a necessidade de outros exames. E atenção: o não comparecimento no prazo estabelecido implicará a perda dos direitos decorrentes e é necessário observar a possibilidade de acumulação de cargos públicos na Constituição Federal, artigo 37, inciso XVI. Para mais esclarecimentos, telefonar para o (79)3226-2242.
Fonte: Seed