Dados são de 2008 a 2013 (Foto: Arquivo Infonet) |
O sonho de ingressar no ensino superior tem sido cada vez mais uma realidade para os alunos da rede pública estadual de ensino. Somente no período de 2008 a 2013, mais de 16 mil alunos da rede tiveram acesso aos cursos universitários.
Uma das principais ferramentas para isso é o Curso Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação, que vem ofertando, todos os anos, milhares de vagas para os alunos das escolas da rede estadual de ensino. Nos últimos oito anos, o Pré-Universitário aprovou milhares de estudantes nos concursos vestibulares da Universidade Federal de Sergipe e de outras instituições de ensino.
O curso é um programa integrante da Seed e é coordenado pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE). Sua finalidade é promover a melhoria das condições de acesso ao ensino superior dos alunos do ensino médio da rede pública estadual de educação, bem como daqueles egressos das escolas públicas, garantindo os conhecimentos necessários ao desenvolvimento de suas potencialidades.
Atualmente são oferecidas 4.800 vagas, distribuídas em 36 polos por todo o estado. Paralelo a esse curso, o Pré-Universitário coordena o ‘Simuladão´ aplicado em todas as escolas de ensino médio da rede pública estadual, além de fomentar o desenvolvimento de ações voltadas para o aluno vestibulando nessas escolas.
Igualdade de condições
Com o curso Pré-Universitário, o governo do Estado tem garantido aos alunos da rede estadual a igualdade de condições na hora de competir com os alunos da rede particular, seja de colégios, seja de cursinhos pré-vestibulares.
"Ao aprovar milhares de alunos todos os anos, tanto na Universidade Federal de Sergipe (UFS) quanto em outras faculdades, o Pré-Universitário mostra a preocupação e o cuidado que o governo tem com a qualidade do ensino", enaltece o secretário da Educação, Jorge Carvalho..
Aprovações
A excelente qualidade da educação vem sendo observada na rede estadual de ensino como um todo. Nos últimos oito anos, mais de 16 mil alunos da rede ingressaram no ensino superior. "Isso demonstra a preparação que as unidades de ensino do estado vêm oferecendo aos alunos", realça o secretário.
Em 2008, houve um total de 1.134 aprovações. Em 2009, foram 2.242 aprovados, sendo 1.179 na UFS e 1.063 em outras faculdades. Já em 2010, 3.172 alunos conseguiram uma vaga em uma instituição de ensino superior. Desse total, 2.223 foram na UFS e 949 em outras instituições. A grande novidade neste ano foi que, após duas décadas, 18 alunos da rede pública conseguiram aprovação no curso de Medicina.
Em 2011 foram aprovados na UFS 1.980 alunos, e 1.050 em outras instituições, totalizando 3.030 alunos exitosos. No ano seguinte, em 2012, foram 2.703 aprovados na UFS e 1.030 em outras faculdade, resultando num total de 3.733 aprovados.
No ano de 2013, pela primeira vez, a Universidade Federal de Sergipe passou a adotar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para selecionar os candidatos. Desta vez, um total de 3.414 estudantes do curso Pré-Universitário obtiveram aprovação. Deste total, 2.285 alunos foram aprovados no Enem e 1.129 em outras instituições de ensino superior.
Preparação
Durante o decorrer do ano, os alunos do Pré-Universitário passam por uma intensa preparação com aulas, revisões e simulados. Eles recebem todo o material didático, que é produzido pelos próprios professores, com todo o conteúdo programático.
"Além disso, as questões dos simulados são elaboradas conforme o modelo do ENEM, tendo em vista que o processo seletivo da UFS utiliza o exame como forma de ingresso para a instituição. Isso faz com que os alunos se familiarizem com os tipos de questões", afirma a diretora do DASE, Zelita Brito.
Nos simulados os alunos são cobrados a responderem provas objetivas das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português, Literatura e Língua Estrangeira Moderna: Inglês ou Espanhol), Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias (Geografia História) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia), seguindo as matrizes de referências do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Simuladão e Acolhimento
As aulas, revisões e simuladões são apenas uma parte do apoio que a Seed dá aos alunos do Pré-Universitário. Além disso, os estudantes são contemplados com palestras, técnicas de relaxamento, ginástica laboral, entre outras ações.
Nos dias do ENEM, o governo do Estado oferece transporte gratuito para os alunos que moram longe dos locais de prova. A Seed, através do DASE, promove o acolhimento aos alunos, distribuindo para eles na porta das escolas água mineral, caneta e todo o apoio que eles necessitam.
Fonte: SEED
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B