![]() |
(Foto: Ilustrativa/Arquivo Infonet) |
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizará na próxima terça-feira, 8, o III Encontro Estadual do Programa Mais Educação e a I Mostra de Cultura de Educação Integral. Na ocasião acontecerá ainda a entrega do troféu Amigos do Mais Educação. O evento acontecerá no Ginásio Constâncio Vieira, das 8h às 19h, e reunirá todas as 987 escolas públicas municipais e estaduais que fizeram adesão ao programa para o biênio 2013/2014. O governador em exercício, Jackson Barreto, e o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, farão a abertura oficial do encontro.
O III Encontro Estadual do Programa Mais Educação contará com a presença da professora Jaqueline Moll, diretora de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação (MEC). No evento, a professora Jaqueline irá proferir a palestra Educação integral na educação básica: as mudanças necessárias.
Em Sergipe, 170 escolas da rede estadual estão cadastradas, e destas 115 já estão em pleno funcionamento. Conta ainda com 872 escolas das redes municipais de 70 municípios sergipanos.
A professora Ângela Machado, coordenadora estadual do programa Mais Educação, afirmou que esta terceira edição do encontro vai contar com a realização da mostra cultural de educação integral. "As escolas poderão divulgar todas as suas ações e projetos desenvolvidos, comprovando o êxito do Mais Educação para a permanência e participação do aluno nas atividades escolares", revelou a professora.
Ângela Machado acrescentou também que acontecerá a entrega do troféu Amigos do Mais Educação durante o evento. "Esta é uma outra novidade desta edição do encontro. A criação desse troféu foi a maneira que encontramos para reconhecer o valor das pessoas que contribuíram diretamente para a implantação do Mais Educação em Sergipe", finalizou a coordenadora.
Mostra
Para a realização da Mostra serão montados 20 estandes no Ginásio Constâncio Vieira. Deste total, 10 serão para as Diretorias Regionais de Educação (DRE), onde as escolas da rede estadual exporão seus trabalhos. Os outros 10 estandes são para as escolas da rede municipal. Dos 75 municípios sergipanos, 70 fazem parte do Mais Educação. No local haverá exposições, explanações de alunos e professores, além de apresentações artísticas.
Satisfação
A professora Ângela Machado não esconde sua alegria em divulgar esses trabalhos que promoveram significativas mudanças nas escolas que fizeram adesão ao Mais Educação. "A satisfação dos alunos é nítida. Eles têm prazer em participar de todos os eventos promovidos pela escola. Dados estatísticos do MEC revelam que nas escolas inseridas no programa houve uma redução na evasão escolar e melhoria na aprendizagem do aluno, que passou a ter mais interesse em estudar. O índice de aprovação aumentou significativamente", revelou a professora Ângela.
A equipe diretiva de escolas inseridas no Mais Educação só confirma as palavras de Ângela Machado, a exemplo da professora Eliane Sobral de Flores, que coordena o programa no Colégio Estadual João Alves. "Desde que fizemos a adesão reduzimos a evasão escolar, e os alunos estão mais participativos e atentos às aulas. Inclusive muitos pais de alunos confessaram que até o comportamento dos filhos em casa e na comunidade mudou. É muito bom saber que estamos seguindo no rumo certo para uma educação de boa qualidade", disse a professora.
Mais Educação
Criado pela portaria interministerial 17/2007, o programa Mais Educação integra ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada e a organização escolar na perspectiva da educação integral. O objetivo do programa Mais Educação é aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos, a exemplo de acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
O programa é promovido em parceria entre os Ministérios da Educação, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ciência e Tecnologia, Esporte, Meio Ambiente, Cultura, Defesa, e Controladoria Geral da União. O programa está sob a gestão da Secretaria de Educação Básica do MEC e é financiado pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Fonte: SEED