|
Estudantes de Geologia da UFS realizam ato (Fotos: Portal Infonet) |
Estudantes do curso de Geologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizaram na manhã desta terça-feira, 29, uma manifestação no prédio do departamento. Os alunos alegam que estão sendo prejudicados com a falta de professores e a oferta de disciplinas. Com cartazes, e gritando palavras de ordem, os alunos reclamara da redução da oferta de matrículas de 50 para 30 vagas em algumas disciplinas obrigatórias e anuais do curso.
“Existem matérias no departamento que estão sendo ofertadas 30 vagas, no entanto, entram 50 alunos por ano no curso. Existem 50 alunos tentando pegar uma matéria e a coordenação do curso está se negando a abrir mais vaga ou outra turma, alegando que não tem professor e material, sendo que temos como comprovar que tem sim professor para lecionar a matéria”, relata a estudante, Alana Moura.
|
Estudantes reivindicaram por melhorias na instituição |
Os universitários cobram ainda o auxílio do seguro de viagem e ajuda de custo padrão em universidades de todo o país para projetos de extensão denominados ‘saídas de campo’. Os alunos denunciam ainda que algumas disciplinas estão sem professores.
Laboratórios
Os estudantes reclamam que os laboratórios são inacessíveis para a prática de estudos complementares. “Não temos direitos aos equipamentos a não ser em horário de aula. Nem para estudar ou mesmo para examinar uma lâmina”, relata Alana Moura.
Agressões
Durante o ato, os estudantes impediram a passagem dos professores ao departamento do curso o que gerou bate boca. Alguns alunos alegaram que foram agredidos fisicamente por professores que furaram o bloqueio. A estudante Flávia Swllinw afirma que foi alvo de agressão e sofreu um hematoma no braço. A estudante disse que irá realizar um exame de corpo de delito.
![]() |
A estudante Flávia alega que foi agredida |
A chefe do Departamento de Geologia, Aracy Sousa Senra, entrou em contato com o Portal Infonet e disse lamentar a situação. A professora afirma que o departamento e a universidade sempre estiveram abertas ao diálogo com os estudantes. “Sempre estivemos abertos aos questionamentos dos estudantes. Nós aceitamos a demanda dos estudantes e parte do pleito foi atendida. A gerência dos recursos humanos aceitou uma vaga para professor temporário e estamos em processo de elaboração do edital para a contratação desse professor”, explica a professora que nega que algum estudante tenha sido agredido por professores.
“Os estudantes foram bastante truculentos. Não houve diálogo e impediram a entrada dos professores ao trabalho. Não presenciei nenhuma agressão, mas acho improvável que cerca de 30 estudantes tenham sido agredidos por três professores”, diz a chefe do departamento que contou que a Polícia Federal foi chamada para investigar os fatos.
“Nós tememos pela nossa integridade física por isso, logo após termos conversado com a reitoria, nós professores do departamento procuramos a Polícia Federal para que apure os fatos”, ressalta Aracy Sousa Senra.
UFS
A reitoria da UFS informou que uma reunião está sendo realizada para traçar metas que solucionem os problemas cobrados pelos estudantes. O Portal Infonet permanece a disposição por meio do jornalismo@infonet.com.br ou (079) 21068000.
Por Leonardo Dias e Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B