![]() |
Ladrões entram pelos fundos e arrombam portas e portôes (Fotos: Cássia Santana / Portal Infonet) |
O Colégio Estadual Albano Franco, localizado no bairro Santa Maria, foi arrombado entre a noite da quarta-feira, 31, e a madrugada desta quinta-feira, 1º. Da escola pública, os arrombadores levaram computadores completos, impressoras, aparelhos de som e de TV, data-show, forno micro-ondas, câmeras filmadoras ainda sem uso, cafeteira, além de outros objetos da escola, que serviam ou ainda iriam servir como material pedagógico destinado à aprendizagem dos alunos.
De acordo com servidores da escola, esta seria pelo menos a quarta invasão feita por arrombadores à escola. A diretora prefere manter-se no anonimato, mas reconhece a deficiência no sistema de vigilância da escola. Segundo revelou, há vigilante, mas tornaram-se práticas comuns as constantes faltas ao trabalho, o que tem deixado a unidade de ensino vulnerável à ação de arrombadores.
O primeiro levantamento indica que os ladrões tiveram acesso à quadra pulando o muro da escola. Da quadra, eles pularam um outro muro e tiveram acesso ao pátio da unidade de ensino e, arrombando portões, portas e cadeados, conseguiram alcançar todo o acervo da escola.
![]() |
Estrutura da quadra é usada como escada |
A direção da escola já estava adotando medidas mais amplas de segurança. Nesta quinta-feira, 1º, os operários finalizariam os trabalhos de instalação das câmeras internas de segurança. Acreditando que o sistema já estava em funcionamento, muitos aparelhos foram danificados e outros, que ainda estavam empacotados, foram roubados.
Para facilitar o transporte dos objetos, os ladrões colocaram cadeiras em posição estratégicas próximas aos muros e ainda usaram a estrutura metálica da quadra de esportes como escada, que serviu para escalar o muro e colocar os objetos roubados na calçada, do outro lado. Acredita-se que os arrombadores tenham utilizado uma carroça para transportar os objetos roubados. Durante a ação, os ladrões tiveram acesso a todas as dependências da escola e só não levaram outros objetos, acredita-se, devido ao tamanho do meio de transporte que eles usaram para finalizar o crime.
![]() |
Tempo para lanchinho |
Mas tiveram tempo até para fazer um lanchinho. Na dispensa, onde são armazenados produtos alimentícios que servem para a confecção da merenda escolar, os ladrões consumiram alguns pacotes de suco e achocolatado. O Boletim de Ocorrência foi registrado na 13ª Delegacia de Polícia localizada no bairro.
No Santa Maria, a população se sente insegura diante das facilidades que os marginais encontram para fazer arrombamentos e assaltos, que se tornaram frequentes. Um dos moradores, vizinho da escola, informou ao Portal Infonet que chegou a perceber a movimentação estranha no início da madrugada, mas a família não esboçou reação justamente por estar dominada pelo medo. “Já coloquei minha casa à venda porque aqui está muito violento, a gente não tem paz”, revela um comerciante.
Por Cássia Santana