Marilena Chaui participa de colóquio de Filosofia

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

A professora da Universidade de São Paulo (USP) Marilena Chaui vai proferir a conferência de abertura do VII Colóquio Nacional Filosofia da História, a ser realizado em 14 e 15 de outubro no campus de São Cristóvão. Um dos mais renomados nomes da filosofia brasileira, Marilena vai falar sobre “Heródoto, Tucídides e Aristóteles: o nascimento da prática e da ideia de história”.

O colóquio, cujo tema é “História, política e direito”, terá início às 14h, mas a conferência de abertura ocorrerá às 19h no auditório da Reitoria.

Temas como moral, política e religião serão discutidos no colóquio. Além de Marilena, o evento terá a participação dos professores Christian Lindberg Nascimento, Saulo Henrique Santos, Oliver Tolle, Marcos Ribeiro Balieiro, Antônio José Pereira Filho, Evaldo Becker, Rodrigo Brandão, Vladimir Oliva Mota, Thomaz Kawauche, Edmilson Menezes, Everaldo de Oliveira, Arthur Eduardo Grupillo Chagas, Sébastien Charles e Maria das Graças de Souza.

A professora Marilena Chaui é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 1A. Possui graduação em Filosofia (1965), especialização em licenciatura (1965), mestrado em Filosofia (1967) e doutorado em Filosofia (1971). Todos os títulos foram concedidos pela USP. Atualmente é professora titular dessa instituição. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: imanência, liberdade, necessidade, servidão, beatitude e paixão. Veja o currículo Lattes completo aqui.

O evento também contará com lançamento de livros da Marilena Chaui e de Thomaz Kawauche, professor do Departamento de Filosofia da UFS. Os livros são os seguintes:

Antônio Carlos dos Santos & Evaldo Becker (Org.), Entre o homem e a natureza: abordagens teórico-metodológicas. Porto Alegre: Redes, 2012.

Christine Arndt de Santana, Educação e literatura: a pedagogia por parágrafos em Voltaire. São Cristóvão: Ed. UFS, 2012.

Marilena Chaui, Contra a servidão voluntária. Organizado por Homero Santiago. São Paulo: Autêntica, 2013.

Marilena Chaui, Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro. Organizado por André Rocha. São Paulo: Autêntica, 2013.

Thomaz Kawauche, Religião e política em Rousseau: o conceito de religião civil. São Paulo: Humanitas/Fapesp, 2013.

Com informaçoes da Ascom UFS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais